A Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realiza-se entre os próximos dias 20 e 25 e tem já o cartaz fechado.

O presidente da Associação Académica, Bruno Gonçalves, disse, ao JN, que, \"a grande novidade deste ano passa pela possibilidade das festas durarem até às seis horas\". Esta pretensão, já colocada à Câmara Municipal de Vila Real, é, para o dirigente dos estudantes, \"fundamental para que as iniciativas sejam lucrativas\".

\"Apelo aos habitantes de Vila Real para que compreendam os estudantes e alguma irreverência que acontece duas semanas por ano (com a Semana Académica e a Semana do Caloiro), porque os estudantes também dão muito a esta cidade\", salientou Bruno Gonçalves.

O vereador do pelouro da Animação, Turismo e Desporto, Madeira Pinto, disse que \"a solicitação da Associação Académica está a ser devidamente ponderada, numa base de coabitação entre as partes, ou seja, os estudantes e os moradores\".

O autarca considera, no entanto, que \"se trata de uma situação esporádica\"e, embora reconheça que \"os estudantes são uma mola impulsionadora da cidade\", deixa um aviso \"Não vai poder ser é todos os dias\".

Música e cortejo

O cartaz da Semana Académica inclui os Blasted Machanism e The Gift (no dia 22), os Toranja (dia 24), grupos do concurso\"Bandas de Garagem\" (todos os dias), Portal do Reggae, Micro Áudio Waves, Ferro e Fogo (20, 21 e 22), e Quim Barreiros, no dia 25.

O cortejo realizar-se-á no feriado (dia 25). No programa incluem-se as tradicionais serenatas, a garraiada e o baile de finalistas. As festas decorrem, há dois anos, na antiga zona industrial, na área envolvente da futura Biblioteca Municipal.

No recinto da festa, serão montadas as habituais barraquinhas (duas dezenas) com comes e bebes.



PARTILHAR:

750 mil euros de investimento

«Há reorganizações a fazer»