A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, está descontente com a morosidade do processo de recuperação do valioso retábulo do «Santo Soldado», que está entregue a uma casa especializada em arte sacra, em Braga.

\"O retábulo foi retirado da capela em 1996, devido às obras que estavam em curso, foi para restauro e, até hoje, ainda não regressou\", lamentou o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Isildo Paulo.

Figura relevante

\"Não nos conformamos\", diz o autarca, explicando que a situação foi já exposta à Câmara de Vila Real e às autoridades eclesiásticas, com o intuito de recuperar a peça com a maior celeridade possível. \"Se esta situação não se resolve, é Vila Real que está a perder património\", sublinha.

Este desejo surge no seguimento de um levantamento cultural que a Junta de Nossa Senhora da Conceição está a fazer, no qual a a figura do Santo Soldado assume particular relevo.

\"Tudo o que se lê sobre esta figura parece-me confuso. Neste momento, estou a recolher elementos sobre determinados escritos, entre eles um documento do padre Albano de Carvalho, de 1950. Tanto quanto sei, e segundo este escrito, há documentos de despesas, na Misericórdia de Vila Real relativas ao funeral dele e ao peditório então feito para a capela onde ele agora está sepultado\", explica Isildo Paulo. A documentação mais útil para reconstruir a história so \"Santo Soldado\" desapareceu num incêndio, ocorrido na igreja de S. Francisco.

Apurámos que, depois de receber o ofício da junta, a Câmara de Vila Real comunicou que o retábulo continua a ser recuperado na Casa de Arte Cristã, assegurando que os responsáveis pelo restauro serão informados das inquietações da junta de freguesia.



PARTILHAR:

Emigrante no Canadá detido por pedofilia

3 semanas em cativeiro