Mais de 140 militares oriundos de 17 unidades militares estão em fase de aprontamento para o cumprimento de mais uma missão das Nações Unidas, no Regimento de Infantaria (RI) nº. 13, em Vila Real, que ontem comemorou o Dia da Unidade, evocando a batalha de «La Lys», na primeira Guerra Mundial. Desta feita, vão prestar serviço no Líbano, já a partir de meados de Maio.

A mesma unidade militar vai receber em Setembro, \\"o aprontamento do próximo contingente a partir para missão no Kosovo, no primeiro semestre de 2009\\", conforme disse ao JN, o comandante do RI13, coronel Fonseca e Sousa.

O primeiro grupo de dez militares (destacamento avançado) parte para o sul do Líbano, já em meados de Maio, depois de nos últimos dias de Abril realizarem o exercício final de avaliação do estado de prontidão do contingente, a chamada \\"Semana de Campo. \\" A última fase de treino será feita no Regimento de Engenharia (RE) nº. 3 de Espinho. O resto do grupo partirá até ao dia 28 de Maio.

O comandante do contingente, tenente coronel Jorge Alves Caetano, explicou que o Estado -Maior desta força, é composto por elementos dos \\"recursos humanos, informações o operações, recursos materiais, especialistas em inactivação de explosivos e nas áreas nuclear, biológica e química, e CIMIC (Civil and Military Cooperation), entre outros\\". Ainda segundo aquele responsável, estes militares, dos quais quase cerca de 10% são do sexo feminino, \\"vão ficar colocados na região de Shama, próximo de Naqoura, onde se localiza o quartel-general das forças das Nações Unidas (ONU), num total de 15 mil homens\\". Os portugueses vão trabalhar directamente sob as ordens do comandante da força da ONU.

Entretanto, ontem, os Infantes do Marão recordaram os heróis na defesa de La Couture, na Flandres, em 1918, pela qual o \\"13\\" recebeu a Cruz de Guerra de 1ª. Classe. As comemorações incluíram concursos para estudantes do ensino secundário, concertos, actividades de escalada e slide, um encontro de Arte e exposições, entre outras actividades. Para 2008, o RI 13 elegeu como área de excelência o treino de combate em áreas edificadas, estando até em construção uma \\"aldeia\\" para esse fim.



PARTILHAR:

Abre portas em Maio

Lar custou 750 mil euros