O edifício do lar de crianças e jovens em risco da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor vai ser reconvertido para lar de idosos. A estrutura, que custou 750 mil euros à Misericórdia, está pronta há vários meses, à espera de ordem e financiamento da Segurança Social para funcionar, mas quando for inaugurada já não terá as mesmas funções para que foi projectada.

O provedor da misericórdia, Vítor Costa, explicou que foi informado pela Segurança Social que \"já não há tantas crianças com necessidade de ser institucionalizadas\", pelo que foi necessário pedir reconversão para lar de idosos de modo a dar utilidade ao imóvel. Vitor Costa diz ter a promessa da Segurança Social de Bragança que o acordo poderá ser assinado \"em meados deste ano\".

De visita à instituição, os deputados do PSD na Assembleia da República, Adão Silva e Olímpia Candeias, revelaram que o início do funcionamento do lar está encalhado por \"falta de dinheiro\", pelo requereram ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social informações sobre o reforço orçamental dos serviços de Bragança da Segurança Social, de modo a que o lar possa abrir antes.

\"O que é importante é que esta instituição seja aberta, pois há muitos idosos em lista de espera, muitas vezes em situação dramática\", disse Adão Silva.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor possui cinco lares de idosos, cinco centros de dia, um infantário para 100 crianças, uma Unidade Móvel de Saúde, uma viatura de apoio domiciliário, onze cozinhas e respectivas lavandarias.

Uma estufa de hortícolas abastece as diversas valências da instituição e garante emprego a seis pessoas. Tantas como trabalham na padaria e pastelaria aberta há meio ano, que além de fornecer a Santa Casa vai passar a vender para fora. Ambas são empresas de inserção social que empregam pessoas carenciadas.

De acordo com Adão Silva, que foi Secretário de Estado da Saúde no governo de Durão Barroso, a misericórdia de Vila Flor está ao nível \"do melhor que há em Portugal\". \"Visitei muitos hospitais públicos deste país e vi carências que neste centro de cuidados continuados estão ultrapassadas\", acrescentou o parlamentar.



PARTILHAR:

Regimento abriu as portas

Os detalhes