Tal como o “Diário de Trás-os-Montes” noticiou numa edição anterior, no passado dia 15 de Agosto, dia em que o povo cristão celebra a Assunção de Nossa Senhora.
Noticiamos que de Murça saíram mais de 80 peregrinos cheios de fé bem expressada nos seus rostos deslumbrastes e radiantes numa caminhada com mais 7 horas de duração.

O nosso correspondente, João Monteiro acompanhou a caminhada:
“A noite já ia longa, um novo dia estava para nascer, mas na estrada nacional 15, na extremidade do bairro do Pinheirinho em Murça, os peregrinos iniciavam aqui o seu encontro para que junto e unidos na fé, realizassem uma caminhada calma e alegre. Assim foi, eram cerca das 00 horas e 15 minutos quando numeroso grupo arrancou com direcção há primeira localidade que por sua vez era Monfebres que se situa na freguesia de Candedo em plena Terra Quente Transmontana.

Nesta localidade faz-se uma curta paragem, para se tomar um café, pois a noite é longa e um bom café ajuda a combater o sono que lá vai espreitando. Pelos estradas em terra, secos do calor que se faz senti, o grupo de peregrinos continua para cumprir a sua missão.

O Santuário avista-se durante todo o caminho, o que torna a caminhada mais alegre, pois as pessoas que já participam nesta caminha há alguns anos, dizem aos peregrinos que participam pela primeira vez, que «…o santuário é já ali…», mas na verdade e apesar de parecer estar tão perto, a verdade é que eram apenas duas horas da madrugada e nós íamos a passar na localidade de Milhais, já no concelho de Mirandela. Agora, andando pela estrada sente-se a brisa que paira no ar, fresca e agradável apesar do calor que se tem feito sentir nos últimos dias.
No pensamento de cada peregrino vai este dia maravilhoso que é da Nossa Senhora e da sua assunção aos céus.

O tempo foi passando, agora e para traz já ficou a localidade de Avreiro. Deixa-mos há poucos minutos o concelho de Mirandela, estamos agora que a manhã se aproxima no concelho de Vila Flor, onde já são 4 horas e 30 minutos. Aqui bebemos tomamos um pequeno-almoço muito rápido, mas e segundo os peregrinos habituados a estas andanças, o pior da caminhada vem agora com a subida pelos montes entre a localidade de Vieiro e Vilas Boas.

Contudo o grupo faz-me ao caminho cheio de vontade de chegar o mais rápido possível ao Santuário, afim de se cumprir a promessa. Os pés já se vão sentido, pois neste momento os peregrinos já realizaram mais de cinco horas de caminho, mas e como diz o velho ditado quem corre por gosto não cança.”

O nosso correspondente continua a acompanhar esta magnifica caminhada, onde cada passo de cada peregrino é um gesto de fé, amor e carinho para com o próximo.
“O luar continua a iluminar o nascer deste novo dia, e nós (os peregrinos) caminhamos cada minuto que passa para o final da caminhada. Por fim estamos na localidade de Vilas Boas, concelho de Vila Flor. O dia já esta amanhecer, os rostos estão já muito cansados, mas ainda há folgo para subi 365 escadas, assim dias tem um ano

. Chegados junto da capela de Nossa Senhora da Assunção, aqui sim estamos no coração do santuário, e mesmo melhor do que isso os peregrinos cumprem assim as suas promessas. São sete horas da manhã, chegados aqui, avista-mos o longínquo caminho andado até aqui, e agora concluo que só a fé ultrapassa estes montes da terra quente e fria do interior de Portugal”



SHARE:

Mais uma vez o Mirandês

Raiforest Murça 2003 que foi um sucesso