O comando da PSP de Vila Real fez hoje um balanço da atividade policial, a propósito do seu 140.º aniversário, anunciando ter detido 231 suspeitos em 2022, 153 dos quais por condução sob o efeito do álcool.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinala na sexta-feira o aniversário do Comando Distrital de Vila Real, cuja área de intervenção compreende as cidades de Vila Real e Chaves, onde residem cerca de 50.000 pessoas.

A PSP aproveitou para fazer hoje, em comunicado, um balanço da atividade operacional realizada durante o ano de 2022, salientando ter detido 231 suspeitos na sequência de vários ilícitos criminais, entre os quais 153 por condução sob o efeito do álcool, 26 por condução sem habilitação legal, 10 detenções por tráfico de estupefacientes e 46 em consequência de mandados judiciais de detenção.

No ano passado foram realizadas 59 ações de sensibilização junto da população idosa e concretizados 1.488 contactos individuais de prevenção criminal, bem como 123 ações realizadas pelas Equipas do Programa Escola Segura, através das quais assistiram mais de 6.800 alunos, professores e auxiliares de educação.

De acordo com os dados divulgados, no âmbito da investigação criminal foram iniciados 993 inquéritos crime e concluídos 947, tendo sido constituídos arguidos 226 suspeitos pela prática de vários crimes.

Relativamente à proteção ambiental, a polícia realizou 286 ações, das quais 239 de vigilância, sensibilização e fiscalização no âmbito dos fogos florestais, e, do total destas ações, resultaram 101 autos encaminhados às entidades competentes.

Na área da segurança rodoviária foram realizadas 501 operações de fiscalização, tendo sido submetidos ao teste de alcoolemia 7.847 condutores.

No que diz respeito às competências exclusivas da PSP, em matéria de armas e explosivos, o Núcleo de Armas e Explosivos de Vila Real realizou 64 ações de fiscalização e 26 de formação, tendo apreendido 279 armas, 5.060 munições e 18.408 substâncias explosivas, ainda 100 armas e 606 munições sujeitas a exame pericial, realizou 51 vistorias a armeiros e locais de fabrico, armazenamento e produção de explosivos e desencadeou 210 processos de contraordenação iniciados, dos quais 166 foram concluídos.

No âmbito das comemorações do aniversário, o comando realiza durante o dia de hoje, na Avenida Carvalho Araújo, em Vila Real, uma exposição de meios policiais e demonstrações por parte do Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia, sendo que a cerimónia oficial vai se realizar na segunda-feira.



PARTILHAR:

Lítio: Savannah diz que mina do Barroso pode ser exemplo "de compatibilidade"

Figueira de Castelo Rodrigo descontente com Governo sobre projeto da Linha do Douro