Os transportes públicos urbanos de Vila Real vão começar a circular na cidade na segunda-feira, numa fase experimental e gratuita para os utilizadores até dia 27, disse hoje fonte da autarquia.

O vereador da Câmara de Vila Real, Albertino do Fundo, afirmou que a utilização dos transportes públicos visa resolver problemas de congestionamento, poluição e acidentes provocados pelo aumento do tráfego na cidade.

Segundo o autarca, o Serviço de Transportes Colectivos pretende também promover a melhor mobilidade das pessoas sem alternativa de transporte, como jovens, idosos e classes mais desfavorecidas.

Depois desta fase inicial, será reavaliado junto dos utilizadores e motoristas se o horário estabelecido se adequa às necessidades dos utentes e, a partir do dia 27, a circulação começa a efectuar-se regularmente.

O contrato de concessão da rede de transportes urbanos de Vila Real foi assinado entre a empresa municipal de Habitação e Transportes - a VilaRealSocial e a Corgobus, empresa criada especificamente para este fim.

Esta empresa tem sede em Vila Real e o seu capital social pertence ao consórcio espanhol Corporação de Transportes Espanhóis - CTSA, que já opera em vários países europeus.

A Corgobus vai colocar em circulação 12 autocarros, com cerca de 40 lugares, que vão circular entre as 07:00 e as 22:00 de segunda a sexta-feira e ao sábado até às 14:00.

Os autocarros vão circular em quatro linhas de transporte, que ligarão as zonas do hospital de S. Pedro, Bairro da Araucária, Abambres, Parada de Cunhos, Flores, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Borbela e zona industrial.

Albertino do Fundo referiu que os percursos foram definidos com base em estudos efectuados pela Faculdade de Engenharia do Porto.

Segundo o vereador, os transportes urbanos vão servir cerca de 35 mil pessoas, sem contar com os cerca de cinco mil alunos que frequentam a UTAD.

O bilhete por viagem vai custar 49 cêntimos e o passe social vai ter descontos para estudantes e idosos.

O arranque da rede de transportes públicos, inicialmente previsto para Setembro, sofreu alguns atrasos devido à demora na entrega dos autocarros.



PARTILHAR:

Um morto e um ferido grave

Acções de sensibilização