O Palácio dos Marqueses ou Palácio da Torre, como também é conhecido, datado provavelmente do século XV, foi adquirido pela direcção cessante da Comissão Regional de Turismo da Serra do Marão por 450 mil euros. "Um óptimo negócio", segundo Armando Miro, visto a casa estar avaliada em 600 mil euros. A CRTSM fez uma "engenharia financeira" para pagar 200 mil euros e contraiu um empréstimo para conseguir o restante. Para pagar esse empréstimo, a Comissão desembolsará, por ano, cerca de 30 mil euros. Mas "compensa", segundo Armando Miro, "graças às rendas que deixa de pagar".

O projecto, a ser aprovado pela autarquia vilarealense, prevê uma metodologia a seguir em três vertentes. Primeiro trata-se da "remodelação e readaptação do posto de turismo instalado no rés-do-chão às novas exigências funcionais e de imagem, privilegiando a relação de transparência com a Avenida, tornando o espaço interior mais apelativo e acolhedor". A recuperação geral do edifício será a segunda fase a cumprir, e englobará, para além da substituição total da cobertura, o reforço da estrutura de madeira dos pavimentos e a revisão e substituição de rebocos interiores e exteriores. Por fim, executa-se a terceira vertente, a conservação e restauro do edifício. Este projecto está a cargo do arquitecto Albino Teixeira.

A adaptação dos espaços existentes neste "novo" edifício já está definido. No rés-do-chão, ficará o Posto de Turismo, que englobará a recepção, atendimento, sala de espera e um espaço de exposição permanente. No primeiro piso (Piso Nobre), será a entrada de serviço, a área de espera, a secretaria, o gabinete do presidente, a sala de reuniões, o gabinete de apoio e a reprografia. As águas furtadas serão destinadas à área de apoio administrativo e acessoria técnica.

Apesar de José Correia de Barros ter tomado posse no passado dia 17, Armando Miro só pretende cessar funções quando terminar o seu mandato, o que, segundo ele, acontecerá apenas a 7 de Julho. Até lá, promete lutar por este projecto, que "ajudou a nascer", e pretende ver executado até 2004.



PARTILHAR:

Emília Mendonça despede-se dos professores das escolas portuguesas

Francisco Taveira deixa a Câmara