A cidade de Vila Real dispõe desde sábado de um sistema de transportes públicos, com uma frota de 10 autocarros que vai servir 35 mil pessoas. O processo de criação deste serviço teve início em 2001, mas só ontem foi dado o arranque oficial dos transportes públicos urbanos que pretendem ajudar a resolver os problemas de tráfego na cidade.

O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, salientou que este serviço pretende resolver os problemas de congestionamento, falta de estacionamento e poluição e acidentes provocados pelo aumento do tráfego na cidade.

Os transportes públicos vão custar à autarquia 500 mil euros por ano.

O contrato de concessão da rede de transportes urbanos de Vila Real foi assinado entre a empresa municipal de Habitação e Transportes - a VilaRealSocial - e a Corgobus, empresa criada especificamente para este fim.

Esta empresa tem sede em Vila Real e o seu capital social pertence ao consórcio espanhol Corporação de Transportes Espanhóis-CTSA, que já opera em vários países europeus. Segundo Luís Patrício, director da CTSA, a partir de amanhã, uma frota de 10 autocarros vai começar a circular entre as 07.00 e as 20.30, de segunda a sexta-feira, e ao sábado, até às 13.00.

Amanhã e na terça-feira, as viagens são gratuitas para a população de Vila Real, começando a ser pagas a partir de 1 de Dezembro.



PARTILHAR:

Lista única arrecada 95 por cento dos votos

Comerciante nos arredores de Joanesburgo