Os 43 deputados que integravam a única lista candidata à Assembleia da Comunidade Urbana do Douro (ComUrb Douro) foram eleitos com 95 por cento dos votos, para um mandato que terá a duração de um ano. Esta lista única é constituída por 24 deputados do PSD, 18 do PS e um do CDS/PP.

No acto eleitoral participaram 80 por cento dos 271 deputados das Assembleias Municipais dos 14 concelhos que integram a comunidade e que podiam exercer o direito de voto.
Quando faltavam apurar os resultados de apenas um concelho, a lista única recolhia 95 por cento dos votos, sendo os restantes cinco por cento votos em branco.
Os deputados deverão tomar posse no início do próximo ano e posteriormente elegerão a mesa desta entidade, que será constituída por um presidente e dois secretários.
Também posteriormente, os 14 presidentes das Câmaras e que integram a Junta, deverão eleger o presidente e os dois vice-presidentes.
Manuel Martins, presidente da Câmara de Vila Real, foi eleito em Julho presidente da Comissão Instaladora do novo organismo e integra ainda, conjuntamente com os autarcas de Alijó, Moncorvo, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz CÎa, a Comissão Eleitoral.

-----------

Constituição
14 municípios
A ComUrb Douro conta com a participação das autarquias de Murça, Sabrosa, Vila Real, Mesão Frio, Peso da Régua, Alijó, Santa Marta de Penaguião, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira, Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz CÎa e Torre de Moncorvo.



PARTILHAR:

80 km de IP3 que vão ligar Vila Real até à fronteira de Vila Verde da Raia prontos em 2007

Processo complicado