Duzentos jovens de Vila Real vão plantar 2000 castanheiros, bétulas e azevinhos e outras árvores no Parque Natural do Alvão (PNA) sábado, no âmbito da iniciativa «Plantei uma árvore...colhi um sorriso».

Esta campanha pretende sensibilizar os cidadãos para a protecção dos recursos naturais e a floresta autóctone e alertar para a calamidade que o fogo tem provocado nos últimos anos nesta região, disse hoje fonte do PNA. Em 2005, arderam 1.700 hectares do PNA, que abrange os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto, dos quais cerca de 97 por cento eram zona de mato.

A plantação das 2.000 árvores, designadamente castanheiros, bétulas e azevinhos, realiza-se a partir das 10:00 na zona de pinhal da Relva, freguesia de Borbela, e Lamas de Olo e decorre no âmbito do Dia Mundial da Floresta, que se comemora a 21 de Março.

A iniciativa é organizada em conjunto com os agrupamentos de escuteiros de Vila Real, Mateus, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e Sé, Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus (Porto) Núcleo de Estudos e Protecção do Ambiente (NEPA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Circunscrição Florestal do Norte - Núcleo Florestal do Douro. A acção conta ainda com a colaboração do Governo Civil de Vila Real, autarquia local, dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca, Conselho Directivo da Relva e das juntas de freguesia de Borbela, Lamas de Olo e Vila Marim.

A actividade encerrará com a libertação de uma ave de rapina encontrada ferida e recuperada pelo Centro de Acolhimento de Animais Selvagens do NEPA e Parque Nacional Peneda - Gerês.



PARTILHAR:

A qualidade é boa

Equipamento vai custar cerca 405 mil euros