O artista Albuquerque Mendes evoca a cidade de Vila Real com a performance “Beijo” que no domingo encerra a exposição que fez uma viagem pelos 50 anos do seu trabalho, foi hoje anunciado.

A exposição “Albuquerque Mendes: Corpo de Performance” está patente no Museu de Vila Velha, em Vila Real, desde 04 de julho até domingo, tratando-se da “primeira mostra retrospetiva sobre performance arte em Portugal” e que “marca uma extensa investigação sobre 50 anos de trabalho do artista".

Performance é uma forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música.

De acordo com um comunicado divulgado pela oganização, Albuquerque Mendes preparou a performance “Beijo”, a apresentar no exterior do museu, explicando que se trata de “uma evocação à cidade de Vila Real” e que “expressa o agradecimento pelo acolhimento à exposição”.

“’Beijo’ é o posfácio da primeira mostra retrospetiva de 50 anos de performance arte em Portugal e inclui uma banda sonora que propõe uma viagem pela expressão e simbolismo de Albuquerque Mendes”, referiu a organização.

A exposição, que compilou cinco dezenas de performances do artista, contou com investigação, produção e curadoria de Paula Pinto, reunindo inúmeros materiais audiovisuais de diferentes espólios inéditos que materializaram um inventário da performance como meio de expressão artística daquele que foi um precursor daquela expressão da arte em Portugal nos anos 70.

Albuquerque Mendes, que nasceu em 1953, em Trancoso, “cruza a pintura com a colagem, o teatro e a encenação, encurtando a distância entre artista e observador e expandindo as ações da arte para o espaço público, de forma a criar uma intrusão natural em meios sociais arredados da cultura artística”.

O artista plástico trocou os estudos de Engenharia Civil pelo curso de Artes Plásticas na Universidade de Coimbra e foi na década de 70 do século passado que surgiu a primeira performance em Portugal realizada por si.



PARTILHAR:

Consulta pública da área de Seixoso-Vieiros de Vila Real

Concurso público para reconstrução do posto da GNR de Mesão Frio ficou deserto