Alguns moradores do Bairro da Araucária, em Vila Real, foram confrontados, ontem, com um panfleto colocado em caixas de correio e locais públicos onde se criticavam as obras de requalificação do bairro social.

A principal crítica vai para o que chamam \"a substituição de telha tradicional por grandes placas de cor acizentada\", que consideram uma obra \"do século passado\". Logo no topo do panfleto, em jeito de carta dirigida ao \"sr. Manuel Martins\" (presidente da Câmara), surge uma réplica do cartaz de campanha do autarca do PSD com uma fotografia do mesmo, com nariz de pinóquio. Ao fundo, uma montagem de como irá ficar o bairro com \"o telhado cinzento\".

O JN tentou ouvir o presidente, mas tal não foi possível. O vereador do pelouro do Urbanismo, Albertino do Fundo, explicou que \"a cobertura branca que foi colocada no primeiro bloco intervencionado é provisória e foi posta porque começou a chover\". Acrescenta que \"o material que vai ser usado é muito superior ao das telhas antigas, porque funciona como isolante térmico e acústico. E, além disso, a cor não é branca, mas rosa vínico\", disse.

Albertino do Fundo diz, também, que duvida \"que o panfleto tenha sido feito por moradores do bairro, embora seja escrito em nome de 2000 moradores, porque todos eles participaram em reuniões e sabem como aquilo vai ficar\". Alguns habitantes contactados pelo JN mostraram-se \"admirados\", desconhecendo \"quem terá mandado fazer os papéis\".



PARTILHAR:

Carviçais suspenso

Autarquias transfronteriças debatem o problema