A seca está a pÎr em perigo a sobrevivência de várias espécies piscícolas no rio Maçãs. O rio nasce em Espanha e passa junto à aldeia de Quintanilha, em Bragança. As perdas do caudal do rio podem chegar aos 80%.

O presidente da Junta de Freguesia de Quintanilha, também responsável pela Associação de Amigos do Rio Maçãs, acusa os governos de ambos os lados da fronteira de desinteresse, já que a situação não tem merecido qualquer tipo de apoio. Com as altas temperaturas de Verão, o rio poderá chegar a uma das piores situações dos últimos anos. Neste caso, irá inviabilizar o uso para lazer do troço do Colado.

José Carlos Fernandes considera urgente criar reservas de água, através da construção ou recuperação de açudes, de modo a aguentar os anos de seca. As aldeias ribeirinhas do rio internacional recuperaram, nos últimos anos, cinco açudes, a expensas próprias e com a ajuda do trabalho voluntário das populações.

No entanto, \"sem qualquer tipo de apoio é difícil fazer os trabalhos que são muito rudimentares e podiam ser melhorados e aperfeiçoados se tivéssemos ajuda financeira\", referiu o autarca.

Durante a execução das obras, os participantes arriscam-se, ainda, a enfrentar as acções de fiscalização da Brigada Verde da GNR, uma situação complicada, já que as autoridades aparecem em operações de fiscalização e \"implicam quando estamos a preservar o leito do rio\", garante José Carlos Fernandes. As ameaças não amedrontam o autarca, que garante ter a população a apoiar a intervenção no rio.

Outro problema prende-se com o facto da legislação relativa ao rio ser diferente em Portugal e Espanha, dificultando ainda mais qualquer tipo de intervenção.

Uma das diferenças tem a ver com a época de pesca, cujos calendários são diferentes, levando muitos pescadores portugueses a pescar no outro lado da fronteira, pois o período de defeso no nosso país é mais alargado. \"São situações aberrantes\", afirmou o autarca.

Estes assuntos estão em debate durante as quartas Jornadas Transfronteiriças do rio Maçãs, a decorrer até ao próximo domingo, em Quintanilha.

Organizadas pela Junta de Freguesia de Maçãs e pelo Ajuntamento de Travazos, o encontro prevê a articulação dos próximos trabalhos de limpeza do rio e suas margens, a recuperação dos açudes, bem como o melhoramento dos difíceis acessos a Quintanilha.



PARTILHAR:

Panfleto

Auto-estrada sem custos