O padre José Afonso Moreira, assassinado a semana passada no Bailundo, em Luanda, é recordado hoje na sua terra natal, Fortunho, em Vila Real, numa cerimónia que conta com a presença dos Bispos de Vila Real e Bragança.

Morto a tiro na noite de dia 8 alegadamente por desconhecidos que assaltaram a sua residência, o padre português, de 80 anos, chefiou durante mais de 40 anos a Missão Católica do Bailundo. O padre, que era irmão de Armando Moreira, ex-presidente da Câmara e ex-Governador Civil de Vila Real, deixou a sua terra natal há 55 anos.
Hoje realizam-se na sua terra natal as exéquias solenes, numa cerimónia que vai ser presidida pelo Bispo de Vila Real e vai ainda contar com a presença do Bispo de Bragança.

O sacerdote regressava todos os anos a Fortunho para passar férias e aproveitava para pedir à população donativos como comida, roupa e até sementes para levar para Angola. Entre 1951 e 1958, o padre José Afonso Moreira dirigiu o Seminário Menor de Tchipeio, no município de Ecunha, tendo-se deslocado depois para a província de Benguela onde trabalhou, entre 1958 e 1963, na Missão Católica de Balombo. Em 1963, assumiu a direcção da Missão Católica do Bailundo, funções que exerceu até à sua morte.



PARTILHAR:

Urbcom

Carrazeda e Mirandela