O mês de outubro tornou-se desde a década de 90 o mês em que se assinala a luta da prevenção do Cancro da Mama, sendo que o dia 15 deste mesmo mês se trata do Dia Mundial da Saúde da Mama e o dia 30 o Dia Nacional da Lua contra o Cancro da Mama. 

Todas as mulheres em Portugal, através do Serviço Nacional de Saúde, deveriam ter acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento ideal para o seu tipo de cancro da mama, reduzindo significativamente a taxa de mortalidade e aumentando a qualidade de vida dos sobreviventes.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres, correspondendo à segunda principal causa de morte das mesmas. Em Portugal surgem todos os anos cerca de 6 500 novos casos, verificando-se em igual período de tempo 1 500 mortes. Assim sendo, é de extrema importância haver uma sensibilização e promoção da saúde na ordem da prevenção e rastreio da patologia. 

O rastreio é o meio de prevenção para que a doença possa ser descoberta numa fase inicial. Este pode envolver:
•    Autoexame da mama, feito pela própria mulher (em três momentos diferentes, tais como: em pé, deitada ou em frente ao espelho);
•    Exame mamário realizado pelo médico. Este deve ser feito a mulheres saudáveis com risco mediano de cancro, com idades compreendidas entre os 25 e os 40 ano, com periocidade a cada 1 a 3 anos;
•    Rastreio com exames de imagem (mamografia e ecografia mamária), Segundo a norma da DGS a mamografia deve ser realizada a cada 2 anos a partir dos 50 e até aos 69 anos.

No Centro Hospitalar de Trás dos Montes e Alto Douro (CHTMAD), vai se realizar um Webinar com o título “Um desafio chamado mama” para assinalar o mês da prevenção deste cancro, nos dias 16, 17, 24 e 30 de outubro de 2020.

A inscrição é gratuita, pode ser realizada através da página do Facebook “Borboletas aos Montes” ou no site do CHTMAD.
 

Trabalho realizado por:

 Enfª Ana Lúcia Borges

Enfª Ana Paula Machado

Enfª Carolina Santos

Enfª Cátia Soares

Enfª Diana Gonçalves

Enfª Inês Borges



PARTILHAR:

Subiu para nove o número de infetados no Agrupamento de Escolas de Mogadouro

Gripe, constipação e COVID-19 - Quais as diferenças?