Um artesão a trabalhar ao vivo o barro negro de Bisalhães e o atelier “Pequenos Oleiros” assinalam na terça-feira o dia de São Pedro, em Vila Real, onde a tradicional Feira dos Pucarinhos foi cancelada devido à covid-19.

“É um pequeno contributo para que este dia não fique esquecido e para que Vila Real mantenha a tradição”, afirmou hoje à agência Lusa a vereadora da câmara Eugénia Almeida.

Pelo segundo ano consecutivo, o São Pedro foi cancelado em Vila Real devido à pandemia de covid-19, uma festa que decorria nos dias 27, 28 e 29 e que incluía a tradicional Feira dos Pucarinhos, com a venda do Barro Preto de Bisalhães.

O processo de fabrico do barro preto de Bisalhães foi inscrito em 2016 na lista do Património Cultural Imaterial que necessita de salvaguarda urgente da UNESCO.

Para manter a tradição, um dos oleiros vai trabalhar ao vivo e vender o seu barro no exterior do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real.

No Museu da Vila Velha vai decorrer, em duas sessões, o atelier “Pequenos Oleiros”, onde os mais pequenos vão conhecer esta arte ancestral e vão também meter a mão no barro e experienciar o trabalho na roda.

A iniciativa dos “Pequenos Oleiros” tem percorrido várias escolas do concelho e está a ser recolhido material feito pelas crianças para uma futura exposição.

“Vamos continuar a repetir estas sessões para que esta tradição não se esqueça e para que as nossas crianças possam perceber o quão importante é para Vila Real”, referiu Eugénia Almeida.

Na Loja Interativa de Turismo estará também um expositor da Junta de Freguesia de Mondrões, onde está inserida a aldeia de Bisalhães, com uma mostra de algumas das peças de barro negro para promover a arte classificada pela UNESCO.

A Câmara de Vila Real avançou com a candidatura do processo de fabrico do barro negro de Bisalhães à lista do património cultural imaterial que necessita de salvaguarda urgente, precisamente por esta ser uma atividade em vias de extinção.

Este é considerado um ofício duro, exigente, com recurso a processos que remontam, pelo menos, ao século XVI. O processo de fabrico inclui desde o tratamento inicial que se dá ao barro até à cozedura.

Em Bisalhães o barro é moldado pelas mãos de Cesário Martins, Manuel Martins e Querubim Rocha, os três com mais de 80 anos, e ainda Jorge Ramalho (filho de oleiro) e Miguel Fontes (neto de oleiros).

As peças que nascem pelas mãos dos artesãos são depois cozidas em velhos fornos abertos na terra, onde são queimadas giestas, caruma, carquejas e abafadas depois com terra escura, a mesma que lhe vai dar a cor negra.

E foi este processo de fabrico que foi classificado pela UNESCO.

Em março de 2015, o processo de confeção do barro negro de Bisalhães foi reconhecido como património cultural nacional.

A Junta de Mondrões vai preparar o forno comunitário para poder ser visitado e estão ainda a ser finalizados os ‘totens’ informativos sobre todo o processo de confeção do barro preto e a sinalética.

Fotografia: Antonio Pereira



PARTILHAR:

Médico atesta que Giovani não tinha sinais de espancamento no corpo

Apresentação Pública de Propostas do Concurso de Ideias para o KM0