Disputa-se no próximo fim-de-semana a segunda etapa do Campeonato de Portugal de Velocidade que terá como palco o 54º Circuito Internacional de Vila Real, num traçado icónico que presenteará os muitos espectadores com mais duas corridas entusiasmantes.
O regresso a um ícone do automobilismo mundial
A pista transmontana tem uma longa história no automobilismo mundial, tendo a sua primeira edição ocorrido em 15 de Junho de 1931, sendo desde então sido realizada consistentemente, ainda que alguns interregnos, tendo sido o maior o que ocorreu entre 1991 e 2007.
Ao longo de 94 anos, foram muitos os grandes nomes que inscreveram o seu nome no livro de ouro da prova, sendo exemplos Stirling Moss, John Miles, David Piper, Teddy Pilette, Carlos Gaspar, Mário Silva, Francisco Carvalho, Pedro Salvador, Tiago Monteiro, Yvan Muller, entre muitos outros.
Este ano, o Campeonato de Portugal de Velocidade regressa ao traçado da ‘Bila’, depois de um ano de ausência, levando consigo os carros mais rápidos de todo o evento, para além de serem as máquinas mais exóticas do programa, com marcas como a Aston Martin, BMW, Ginetta, Mercedes e a Porsche, aludindo às edições dos anos 1960 e 1970 da prova, quando os mais sofisticados GT e protótipos passavam por Vila Real.
Mais recentemente, em 2023, José Carlos Pires e Francisco Abreu, em BMW M4 GT4 da Speedy Motorsport, venceram a primeira corrida, ao passo que Jorge Rodrigues e Patrick Cunha, em Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, venceram a segunda, tendo este último assinado durante a corrida aquela que é melhor volta alguma vez feita por um GT4 em Vila Real, com a espetacular marca de 2m02,852s, realizada debaixo de muito calor. Veremos se será batida este ano.
GT4 Pro – Vários candidatos ao triunfo
O Campeonato de Portugal de Velocidade chega à sua segunda etapa com quatro duplas envolvidas na luta pelo ceptro da divisão GT4 Pro.
Mathieu Martins e Roberto Faria, em Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, lideram a classificação pontual com 41 pontos, mas o luso-francês e brasileiro estreiam-se no circuito de Vila Real, deixando-os em desvantagem perante os seus adversários.
Francisco Mora e Francisco Abreu, em Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, venceram umas das provas do Algarve e estão a apenas três pontos do duo do carro inglês, com um conhecimento maior da pista transmontana, serão candidatos a lutar pelas posições cimeiras.
César Machado e Rafael Lobato, que estão no terceiro posto com 37 pontos, têm também uma palavra a dizer aos comandos do Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport depois de assegurarem a primeira corrida algarvia, sendo Rafael Lobato um dos favoritos do público, dado ser natural de Vila Real.
José Carlos Pires, também em Toyota da Speedy Motorsport, terá um novo colega de equipa para esta prova, mas com Pedro Salvador a fazer equipa com o Campeão de GT de 2023, esta dupla terá que ser vista como uma das favoritas.
A Racar Motorsport tem ainda dois jovens pilotos num dos seus Aston Martin, Henrique Ventura Oliveira e Luca Savu, tendo o duo mostrado um bom andamento no Algarve. Dependendo da sua adaptação ao exigente traçado vilarealense, poderão ser um incomodo aos favoritos.
GT4 Pro Bronze – tudo em jogo
A GT4 Pro-Bronze está igualmente disputada, com os três primeiros classificados separados por apenas sete pontos.
Nuno Afonso e Alexandre Areia, em Toyota Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport, lideram a classificação com 41 pontos, detendo uma vantagem de dois pontos para Bruno Pires. O piloto de Vila Nova de Gaia realizou a ronda do Algarve ao lado de Mark Kastelic num Mercedes AMG GT4 da Lema Racing, mas em Vila Real estará ao lado de Patrick Cunha, aos comandos de um Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport, sendo uma dupla com fortes pretensões.
Sérgio Azevedo e Orlando Batina, em Toyota da Batina Racing, encaram a prova transmontana com uma desvantagem de sete pontos para os líderes da GT4 Pro-Bronze, mas com experiência de Vila Real serão contendores ao triunfo.
Bruno Pereira apoiar-se-á na experiência do seu colega de equipa, Gonçalo Araújo, para realizar uma boa adaptação ao traçado vilarealense, podendo a dupla do Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO ser pretendente ao pódio.
GT4 Bronze – É difícil escolher um favorito
A GT4 Bronze será uma divisão extremamente competitiva praticamente com todos os inscritos a olhar para um dos pódios mais ambicionados do ano.
Vasco Oliveira e Francisco Carvalho, em Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO2 preparado pela Racar Motorsport, chegam a Vila Real no comando da classificação pontual, mas a distância não é muita para Ricardo Costa, Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, apenas seis pontos.
Os irmãos Nabais, Miguel e André, também estão por perto no campeonato, mas estreiam-se no traçado de Vila Real, tal como Vasco Oliveira e Ricardo Costa, tendo o piloto do Aston Martin o conforto de ter um colega de equipa com larga experiência no traçado transmontano.
Paulo Macedo e Luís Calheiros, em Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport, depois de um fim-de-semana aziago no Algarve, estarão, seguramente, determinados em abrir a sua conta pontual em Vila Real e assumirem-se como um factor na luta pelo título.
GT4 Am – Bastos Rezende e Vaquinhas com favoritismo
Na GT4 Am Pedro Bastos Rezende e Ruben Vaquinhas impuseram o Aston Martin Vantage AMR GT4 preparado pela Gianfranco Motorsport em ambas as corridas do Algarve, sendo os favoritos às vitórias na divisão. No entanto, António Lopes e Filipe Martins têm evoluído bastante desde que se estrearam o ano passado no Campeonato de Portugal de Velocidade e poderão ser uma ameaça aos comandos do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport.
TCR – Uma experiência única para os pilotos
Para os pilotos da divisão TCR a etapa de Vila Real do Campeonato de Portugal de Velocidade será especial, uma vez que farão parte da grelha de partida do Kumho TCR World Tour.
Daniel Teixeira, em Hyundai Elantra N TCR da JT59 Racing Team, é o grande favorito frente ao estreante Michel Fernandes, mas querará certamente fazer boa figura entre os pilotos do ‘mundial’, apoiando-se, para isso, no seu conhecimento da pista.
O piloto português radicado no Luxemburgo, aos comandos de um Peugeot 308 TCR da J. Santos Competição, estreia-se em Vila Real, sendo interessante seguir a sua evolução no exigente traçado transmontano.
GTX – Tudo em jogo
Como sempre, a divisão GTX será intensamente disputada com quatro duplas capazes de lutar pela vitória.
Motivados por um vitória em Portimão, Pompeu Simões e Duarte Camelo, em Porsche Cayman CS preparado pela Speedy Motorsport, lideram o campeonato da divisão, mas têm apenas um ponto da vantagem para Luca Staccini e Gracie Mitchell, em Ginetta G55 da Tockwith Motorsports.
Henrique Moura Oliveira e Rúben Silva mostraram um excelente andamento no Algarve, mas algumas contrariedades deixaram-nos no terceiro lugar da classificação pontual a nove pontos dos líderes. No entanto, os jovens pilotos do BMW M4 GT4 (F82) da Monteiros Competições serão, seguramente, contendores aos lugares do pódio.
Simon Moore, que fará equipa com Thomas Roche num dos Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, parte para Vila Real em desvantagem pontual para os seus rivais, mas tem a seu favor o facto de ambos os pilotos conhecerem o traçado vilarealense, ao contrário dos restantes pilotos da divisão.
Cup – Miritta parte com favoritismo
Na Cup, será uma luta entre Porsches 911 Cup, uma vez que a Protech Motorsport, depois do acidente que protagonizou em Jarama com o seu Ferrari 430 Challenge, recorreu a um carro da marca de Weissach. Assim, Adam Fawsitt e Pedro Paiva Raposo terão de se adaptar a uma nova máquina.
Rui Miritta, o campeão em título da divisão Cup e que lidera a tabela pontual deste ano, parte, portanto, como favorito aos triunfos de Vila Real, mas o seu colega da Monteiros Competições, Vítor Costa, terá que ser levado em conta.
Como ver as corridas
Como é habitual, as corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade serão transmitidas em directo pela DAZN Portugal e DAZN Espanha, podendo também ser seguidas no canal de YouTube da Race Ready. Desta feita, também a qualificação, no sábado às 11h10, serão alvo de difusão televisiva, para além de serem realizadas entrevistas em directo no Instagram. Excepcionalmente, a primeira corrida será realizada no sábado, às 18h10, e a segunda no domingo, às 15h30.
Foto: Taveira