A Romaria de Nossa Senhora da Pena, na freguesia de Mouçós e Lamares, Vila Real, realiza-se este fim de semana com o maior andor de Portugal a integrar a procissão de domingo à tarde.

 A Procissão da Senhora da Pena é conhecida pela grandeza dos seus andores, chegando a atingir os 23 metros de altura, sendo levados aos ombros por mais de 100 homens.

O presidente da Junta de Freguesia de Mouçós e Lamares, Hélder Afonso, refere que esta Romaria é um misto de religião e cultura.

A romaria tem a particularidade de ser realizada por onze aldeias, que vão rodando anualmente a tarefa de no segundo domingo de setembro renovar a tradição secular da Senhora da Pena.

A Romaria de Nossa Senhora da Pena está em processo de inscrição na Classificação de Património Imaterial. Para Hélder Afonso esta é uma “forma de proteger a identidade cultural”.

Esta Festa popular é uma manifestação religiosa única e singular em Portugal, atraindo milhares de pessoas ao recinto.

Os andores mais alto do país medem aproximadamente 23 metros de altura sendo levados aos ombros por mais de 100 homens por um percurso de mil metros.

O final da procissão há a tradicional “dança de andores” à volta do Mosteiro da Senhora da Pena, que apesar do peso excessivo, cada um é levado aos saltos pelo adro da igreja.


PARTILHAR:

MP acusa ex-padre de Murça dos crimes de de violação e usurpação de funções

Plataforma Loboibérico.pt alerta para retrocesso se diminuir proteção na UE