O Conservatório Regional de Música de Vila Real será inaugurado até ao final deste mês, anunciou o presidente da autarquia, Manuel Martins .

O investimento total ascende a 2,2 milhões de euros. Naquele espaço vão funcionar 16 cursos para cerca de 150 alunos, apoiados pr cerca de 30 professores.

O Conservatório Regional de Música de Vila Real vai disponibilizar os cursos básicos e complementares de piano, violino, violeta, violoncelo, contrabaixo, viola, dedilhada, clarinete, saxofone, trompete, trombone, flauta transversal, tuba, formação musical, canto e percussão.

Haverá, ainda, cursos de pré-iniciação musical, para crianças entre os quatro e os seis anos, e iniciação musical entre os seis e os nove anos.

Manuel Martins adiantou que \"vai ser feita uma proposta ao Ministério da Educação, com vista à realização de cursos sobre técnicas de construção dos instrumentos tradicionais portugueses, bem como outros de aprendizagem e desenvolvimento de técnicas de execução\".

O conservatório vai funcionar no antigo Convento de S. Domingos, um edifício do século XV contíguo à Sé Catedral, que está a ser objecto de obras de reabilitação há mais de um ano, num local para onde chegou a estar previsto o Teatro Municipal.

O conservatório vai ser gerido pela Fundação Comendador Manuel Correia Botelho, um benemérito natural de Vila Real e emigrante no Brasil.



PARTILHAR:

A luta continua

Insólito