A ministra do Ensino Superior não cumpriu o prometido relativamente à criação da Universidade de Bragança, pois terminou o prazo estipulado para se pronunciar sobre o assunto. Em Maio foi constituída uma comissão, liderada pelo ex-ministro da Educação Veiga Simão, para fazer um estudo da situação do Ensino Superior em Portugal.

Nessa altura, foi prometido que, a 30 de Setembro, seria anunciada uma posição sobre a eventual criação de uma Universidade em Bragança. Um compromisso assumido pela própria ministra, perante a Comissão Pró-Universidade, que reúne várias entidades do distrito.

A transformação do actual Politécnico em Universidade é uma pretensão que vem do tempo do Governo do PS, que não viabilizou a reclamação regional. No entanto, esta acabou por ser uma promessa durante a campanha eleitoral do PSD, nas últimas legislativas. Mas também Durão Barroso não cumpriu a promessa.

A Comissão Pró-Univesidade promete não esmorecer e continuar a luta pela transformação do Politécnico de Bragança em Universidade, uma reivindicação que tem unido o distrito e que já deu origem a um abaixo-assinado subscrito por mais de 10 mil pessoas e que foi entregue ao Governo há mais de um ano.



PARTILHAR:

Introdução de corços e os veados

O investimento de 2,2 milhões de euros