O Centro Hospitalar Vila Real/Peso da Régua (CHVRPR) tem já em funcionamento uma nova viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

Trata-se de um carro com tracção integral, que permite intervir em pisos com neve ou com gelo, características adequadas às especificidades e condições climatéricas existentes no seu raio de acção ou seja, vias rodoviárias de meia encosta e montanha, o gelo e a neve são habituais no Inverno. O novo equipamento vem colmatar uma necessidade, relativamente ao acesso aos locais dos sinistros.

A nova VMER transporta um médico e um enfermeiro e está munida com equipamento de emergência médica e para ocorrências de trauma semelhante ao que os helicópteros do INEM possuem. Nomeadamente equipamento de telecomunicações, mala médica, monitor-desfibrilador, saco de reanimação, ventilador portátil, seringa profusa eléctrica, garrafas de oxigénio, aspirador de secreções, mala frigorífica, saco de trauma, material de imobilização e transporte e dois sacos de reserva.

Segundo uma fonte ligada ao CHVRPR, \"é um meio de transporte mais rápido e com elevados índices de operacionalidade\", o que lhe permite uma \"maior eficácia nas situações emergentes\".

De referir que a VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar e que tem como objectivo a estabilização e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita, em situações de emergência. Neste momento, a equipa que presta apoio à VMER do CHVRPR (em serviço de turnos durante 24 horas) é composta por 16 médicos e 14 enfermeiros.



PARTILHAR:

Discórdia na carne barrosã

Cenário de ruptura no abastecimento adiado para Janeiro