A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organiza entre 11 e 12 de maio, em Vila Real, um concurso de robótica pioneiro no país, o «Micromouse Portuguese Contest» que coloca competição, num labirinto, pequenos robots.

«O concurso é único a nível da Europa continental e é o primeiro em Portugal», afirmou hoje à agência Lusa o professor António Valente, do Departamento de Engenharias.

O objetivo deste concurso internacional, segundo o investigador, é desenvolver, a nível nacional e europeu, esta modalidade da robótica.

Os pequenos robots, os \"micromouses\", vão tentar resolver um labirinto e ganha quem for mais rápido. O labirinto é composto por uma matriz de 16 por 16 células, cada uma formada por um quadrado de 18 centímetros mm com paredes com cinco centímetros de altura.

Este género de concursos é muito comum na Ásia, já há também alguns eventos do género nos Estados Unidos da América e um em Inglaterra.

António Valente salientou que qualquer pessoa que goste de robótica e de eletrónica pode participar nesta competição.

As inscrições para o concurso abrem em abril.

Na universidade já estão a ser criados \"dois ou três robots\" que vão participar na competição.

Para o professor, \"era ótimo\" se conseguissem a participação de 10 destas pequenas máquinas nesta primeira edição do evento.

A robótica faz parte de unidades curriculares do curso de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da UTAD, mas foi em 2006 que, por iniciativa de dois alunos, se começaram a desenvolver robots para participar em concursos.

Em 2008, a universidade desenvolveu o \"MicroSys\", que venceu o concurso Micro-Rato desse ano.

Atualmente o grupo de robótica já tem cerca de 20 alunos, desde o primeiro ano até ao mestrado.

Em preparação está já um robot para condução autónoma que vai participar no Festival Nacional de Robótica e, depois do \"Micromouse Portuguese Contest\", o próximo desafio será, segundo António Valente, criar pequenos helicópteros de quatro motores.

A ideia é estar \"sempre a inovar e a motivar\" os alunos, que despendem do seu tempo livre para se dedicarem a este trabalho.

Hoje decorreu na UTAD o \"Dia Aberto\", uma iniciativa que levou cerca de mil estudantes do secundário à academia transmontana. O objetivo foi divulgar a oferta educativa desta universidade.

As demonstrações de robótica desenvolvida na UTAD foram algumas das atividades que mais atraíram os jovens alunos, provenientes dos distritos de Vila Real, Porto, Bragança e Braga.

O evento é organizado pela academia, em colaboração com a União das Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Vila Real.

Os estudantes puderam ver exposições, filmes, participar em visitas guiadas, experiências e palestras.

Puderam ainda aceder a espaços onde se faz ciência, participando em experiências laboratoriais, falando com cientistas e conhecendo resultados de projetos de investigação.



PARTILHAR:

Moncorvo, Vila Flor e Carrazeda

Em Sendim