A deputada do PSD Manuela Tender, eleita por Vila Real, enviou hoje um email aos parlamentares sociais-democratas a apelar a uma candidatura alternativa à de Hugo Soares para a liderança da bancada.

"Não posso deixar de partilhar convosco a minha preocupação e incredulidade ao ver aproximar-se a eleição do líder parlamentar da nossa bancada sem que tenha surgido uma candidatura alternativa à do Hugo Soares", refere a deputada, no mail a que a Lusa teve acesso.

A deputada social-democrata diz que "nada de pessoal" a move contra Hugo Soares, até agora o único candidato a suceder a Luís Montenegro na liderança do grupo parlamentar.

"Julgo, no entanto, que era mais enriquecedor e sinal de vitalidade mobilizadora e democrática ter uma ou mais candidaturas alternativas que melhor representem as expectativas do Grupo Parlamentar, dos militantes do PSD e dos portugueses", refere.

A deputada, eleita na anterior e atual legislaturas, salienta que a bancada do PSD "conta com gente de muito valor, de grande experiência política e não só, com brilhantes currículos, de credibilidade, solidez e competência inquestionáveis".

"Grandes ativos do PSD que entendo que deviam ser incentivados, nesta fase tão complexa da vida do parlamento, do partido e do país, a assumir a liderança da nossa bancada, para enfrentar eficazmente os difíceis combates que se adivinham e avizinham", acrescenta ainda.

"Apelo, assim, à iniciativa entusiástica doutro(s) colega(s), em tempo útil, que proporcione múltiplas opções de eleição e não a simples resignação", incentiva a deputada, que integra na Assembleia da República a Comissão de Educação e Ciência.

Contactada pela Lusa, a deputada Manuela Tender escusou-se a fazer mais comentários, salientando que a mensagem se destinava exclusivamente aos seus companheiros de bancada.

O prazo para a apresentação de candidaturas à liderança da bancada do PSD termina na segunda-feira e as eleições realizam-se na quarta-feira.

As eleições para a bancada do PSD foram anunciadas na semana passada pelo líder parlamentar, Luís Montenegro, que já não se pode recandidatar por ter atingido o limite de mandatos previsto nos estatutos do PSD.

Hugo Alexandre Lopes Soares, 34 anos, é vice-presidente da bancada desde outubro de 2013. Advogado, foi eleito deputado por Braga pela primeira vez em 2011.



PARTILHAR:

Autarca acusado de abuso de poder conhece acórdão em setembro

Bragança espera 1.500 ciclistas para promover a região