No dia 25 de Fevereiro, o Núcleo de Alunos de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas (NAERA) da Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro (UTAD), entregou em mão à secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz e à directora do Instituto Nacional para a Reabilitação, Alexandra Pimenta, uma Petição pela Promoção da Profissão de Engenharia de Reabilitação em Portugal. Esta petição foi subscrita por 75 alunos dos três anos da Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD.

A Engenharia de Reabilitação é a profissão ou actividade orientada para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, nomeadamente pessoas com deficiência e idosos. Envolve a funcionalidade humana, a acessibilidade e a aplicação de qualquer tipo de tecnologia. Os profissionais desta área trabalham habitualmente como membros de uma equipa multidisciplinar assistindo outros profissionais num contacto muito próximo com os clientes.

Em Portugal a função profissional na área da Engenharia de Reabilitação na prestação de serviços de apoio a pessoas com deficiência ou idosos é muito pouco contemplada e a formação específica ao nível do ensino superior teve início apenas em 2007 na UTAD.
Os primeiros licenciados em Engenharia de Reabilitação da UTAD vão iniciar a sua actividade profissional a partir de Julho, sendo os primeiros com este grau académico na Europa.

Com esta petição, o NAERA apela ao Governo e ao Estado para uma atitude pró-activa na promoção desta profissão, tendo como objectivo fundamental a melhoria da qualidade de vida de mais de 2 milhões de cidadãos em Portugal.



PARTILHAR:

Vítima de bullying

Criança de onze anos