O Lar de Santo António tem 55 casos de infeção provocada pelo novo coronavírus entre utentes e funcionários da instituição localizada na cidade de Vila Real, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

Rui Santos referiu que 39 idosos testaram positivo ao novo coronavírus, de um total de 41 utentes que residem no lar do Centro Social e Paroquial de Santo António e que um dos idosos foi hospitalizado.

O autarca acrescentou que 16 do total de 27 funcionários da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) também fizerem testes positivos ao novo coronavírus, que provoca a covid-19.

De acordo com Rui Santos, só quatro dos funcionários que trabalham diretamente com os idosos estão negativos, pelo que foi hoje acionada a Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila Real que, por sua vez, já pediu a intervenção da brigada de intervenção rápida para prestar apoio à IPSS.

Esta brigada junta elementos da Segurança Social, Saúde e Cruz Vermelha Portuguesa e, segundo o presidente, pretende-se que ela “rapidamente chegue ao terreno”.

À partida todos os idosos positivos vão permanecer dentro das instalações do lar.

O primeiro caso positivo foi detetado entre um colaborador “há dois dias”, tendo sido realizados, entretanto, testes no universo da instituição.

“Vamos acompanhar com muita atenção e muito de perto toda esta situação. É uma situação que nos preocupa”, salientou o autarca.

Vila Real integra o grupo de municípios em risco muito elevado e tinha, na quarta-feira, cerca de 170 casos ativos.



PARTILHAR:

CIM transmontana quer reunião com Costa para avaliar venda de barragens

Surto com 45 infetados no Lar de Outeiro em Bragança