A JSD Distrital de Vila Real promoveu durante o segundo período de confinamento geral a rubrica de webinars "Conversas para cá do Marão", com difusão via live streaming nas redes sociais, com o objetivo de fomentar a discussão e a reflexão acerca de temas políticos relevantes para os jovens e a região.

Estas sessões que contaram com oradores de renome regional e nacional visaram a promoção do debate e reflexão sobre temáticas que afetam o dia à dia da nossa região, concretamente no que ao futuro dos jovens respeita, tendo sido promovidas as “conversas online": “O lugar do interior na globalização: Uma perspetiva liberal", no dia 9 de Fevereiro; "Interior Verde: Os desafios do ambiente, natureza e energia", no dia 22 de Fevereiro e por último em sequência das celebrações do Dia Internacional da Mulher, "Os desafios da participação pública e política das mulheres", no dia 10 de Março.

O LUGAR DO INTERIOR NA GLOBALIZAÇÃO: UMA PERSPETIVA LIBERAL

Neste webinar, ocorrido a 9 de fevereiro, pudemos contar com a presença do Prof. Doutor Miguel Poiares Maduro, Presidente do Conselho Geral da UTAD e Ex-Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional e do Dr. Adolfo Mesquita Nunes, administrador não executivo da Galp e Ex-Secretário de Estado do Turismo. O debate versou sobre a interioridade e o seu lugar nas dinâmicas de globalização a partir de uma perspetiva teórica e política liberal. Os tópicos de conversa e análise passaram pelos seguintes: a reforma da organização do território enquanto solução competitiva de desenvolvimento regional: do municipalismo, às CIM´s e à criação das potenciais regiões administrativas; o necessidade de promoção de uma modernização administrativa sustentada em modelos de descentralização, digitalização e desburocratizarão; as “Smart Cities” enquanto modelo de gestão municipal: e-governance, otimização da gestão de serviços e infraestruturas públicas e promoção do investimento privado; as reformas estruturantes necessárias à competitividade do interior no contexto de mundo global: da fiscalidade, à rede de 5G e às infraestruturas; Acerca do futuro para o Ensino Superior no contexto de um ensino cada vez mais descentralizado: aposta no ensino digital e na internacionalização vs necessidade de promoção da coesão territorial a uma escala regional.

INTERIOR VERDE: OS DESAFIOS DO AMBIENTE, NATUREZA E ENERGIA

Neste webinar ocorrido a 22 de fevereiro podemos contar com a presença do Prof. Doutor Luís Leite Ramos, Deputado do PSD eleito pelo distrito de Vila Real e do Eng. Jorge Moreira da Silva, Ex-Ministro do Ambiente. A reflexão incidiu sobre a interioridade no contexto das questões do ambiente e das alterações climáticas, bem como concretamente os desafios e os problemas regionais nesta matéria. Alguns dos assuntos debatidos passaram pela questão da descarbonizarão do Litoral em contraponto com os custos de exploração energética do Interior; A necessidade de preservação da floresta interligada com a sua exploração sustentável; Análise do Plano de Recuperação e Resiliência e acerca das novidades políticas e de investimento para o Interior; e, por último, abordaram-se os conceitos de Green Bonds e do Princípio de beneficiação da regiões menos poluentes e produtoras de energias renováveis.

OS DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA DAS MULHERES

Neste webinar ocorrido a 10 de Março pudemos contar com a presença da Dra. Margarida Balseiro Lopes, Deputada do PSD e Ex-Presidente da JSD nacional e da Maria Castello Branco, da Comissão Executiva da IL. A conversa abordou esta temática atinente à igualdade de género, tão urgente de abordar e de praticar nos modelos estruturais da nossa sociedade, tocando em algumas questões tais como: os desafios da participação política das mulheres onde marcadamente o género masculino tem maior expressão em número e em grau; a educação e sensibilização cívica para a política no feminino; as estratégias/mecanismos de incremento da participação das mulheres na política e a importância da sua representatividade; as quotas voluntárias dos partidos e a Lei da Paridade; a liderança no feminino e o paradigma de atribuição de pastas "soft" (educação, saúde, cultura) às mulheres, em detrimento  das pastas "hard"(defesa, justiça, economia, política externa) aos homens; E, por último, a sobre o forte networking e lobby político masculino em detrimentos de uma mais reduzida cooperação e articulação política no feminino: influência na determinação do poder.

Estas “conversas digitais” contaram sempre com uma expressiva adesão de público de várias idades que participaram ativamente com as suas questões, opiniões ou inquietações. A JSD Distrital de Vila Real acredita que a política se faz em qualquer lugar e sob quaisquer circunstâncias. E foi assim que o quisemos fazer, numa época distinta e “anormal”, onde a atuação política sentiu a necessidade de se reinventar e adaptar “aos novos tempos”. Procurámos inovar, ser abertos e liderar pelo exemplo num contexto tão novo quanto desafiante.



PARTILHAR:

Homem ferido após descarga elétrica em Souto

Apicultora de Pitões das Júnias vence prémio nacional