A terceira sessão de treinos-livres do Campeonato de Portugal de Velocidade da ronda de Vila Real já foi um ensaio para a qualificação de amanhã e a competitividade é muita, esperando-se grandes lutas.

Foi ao final da tarde que as máquinas mais rápidas do 54º Circuito Internacional de Vila Real tiveram o seu derradeiro contacto da jornada com o traçado transmontano, mas nem por isso o calor amainou, exigindo um esforço intenso de todos os intervenientes – pilotos, carros e membros das equipas.

No entanto, os tempos caíram e a melhor marca alguma vez realizada no exigente e castigador traçado de Vila Real – assinado por Patrick Cunha em 2023 aos comandos de um Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, 2m02,852s – foi amplamente batido por três duplas: José Carlos Pires / Pedro Salvador (Toyota – Speedy Motorsport) 2m01,823s, César Machado / Rafael Lobato (Toyota – Speedy Motorsport) 2m01,971s e Mathieu Martins / Roberto Faria (Aston Martin – Racar Motorsport) 2m02, 566s.

Francisco Mora e Francisco Abreu, em Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, ficaram no quarto posto imediatamente à frente do melhor dos duos da GT4 Pro-Bronze – Sérgio Azevedo e Orlando Batina.

O duo do Toyota da Batina Racing superou o Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport dividido por Bruno Pires e Patrick Cunha por pouco mais de um décimo de segundo, mostrando que também nesta divisão haverá uma forte batalha pelo melhor tempo na qualificação de amanhã.

Vasco Oliveira e Francisco Carvalho, em Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO preparado pela Racar Motorsport, mantiveram-se firmes no comando das operações na GT4 Bronze, mas Ricardo Costa e Nuno Teixeira no Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, com o segundo posto, décimo da geral, continuam a ser uma ameaça.

Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende voltaram a impor na GT4 Bronze o Aston Martin Vantage AMR GT4 operado pela Gianfranco Motorsport, seguidos de António Lopes e Filipe Videira num carro semelhante da Racar Motorsport.

Rui Miritta permaneceu imperturbável no comando das operações da Cup, tendo levado o seu Porsche 911 Cup até ao décimo primeiro posto da tabela classificativa. Também em excelente nível esteve Pompeu Simões e Duarte Camelo, que impuseram o Porsche Cayman CS preparado pela Speedy Motorsport no topo da classificação da divisão GTX face ao BMW M4 GT4 F82 dos jovens pilotos Henrique Moura Oliveira e Ruben Silva.

A qualificação terá o seu início amanhã às 11h10, podendo ser acompanhada em directo no canal de YouTube da Race Ready. No Instagram do Supercars poderão seguidas em directo entrevistas aos protagonistas a partir do ‘pit-lane’.

Fotografia:  Bruno Taveira


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Pedro Manuel Pinto é o candidato pelo Chega em Alijó

Despiste de veículo em Santa Marta de Penaguião provoca uma vítima mortal