A candidatura do Chega à Câmara de Alijó é liderada por Pedro Manuel Pinto que quer acabar com 50 anos de bipartidarismo que deixaram o concelho na "cauda do desenvolvimento", foi hoje anunciado.
Com 51 anos, o candidato é natural de Sanfins do Douro, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, e técnico superior no município de Alijó na área do turismo e apoio ao emigrante.
O cabeça de lista foi assistente científico no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e tem “uma longa história” de associativismo no concelho.
“O que me motiva a avançar com uma candidatura é acabar com 50 anos de bipartidarismo que deixaram o concelho de Alijó na cauda do desenvolvimento. A corrupção e a falta de transparência contribuem para uma degradação cada vez mais evidente nas instituições do concelho”, afirmou Pedro Manuel Pinto, citado em comunicado.
Para o candidato o Chega, a missão da sua equipa “é acabar com a podridão do sistema instalado, apostar num desenvolvimento harmonioso do concelho de Alijó, apoiar incondicionalmente o setor agrícola e turístico, revolucionar o setor da habitação, fixando jovens e implementando medidas para aumentar a população”.
Por sua vez, a distrital de Vila Real do Chega destaca “a capacidade de iniciativa, o dinamismo e a experiência de vida do candidato e o seu programa reformador e considera que esta candidatura tem tudo para ser ganhadora”.
Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições com 4.441 votos (59,99%) e cinco mandatos, contra os 2.285 votos (30,87%) no PS, que conquistou dois mandatos.
Para além de Pedro Manuel Pinto, são candidatos em Alijó José Rodrigues Paredes (PSD) e Luís Almeida (PS) às autárquicas deste ano, que devem realizar-se entre setembro e outubro.