Os municípios de Vila Real e Santa Marta de Penaguião vão receber investimentos de 2,2 milhões de euros para a ampliação das redes de saneamento, anunciou hoje a empresa Águas do Interior Norte (AdIN).

“Vai aumentar a disponibilidade de um serviço básico como é o saneamento, melhorando o ambiente das pessoas e melhorando, naturalmente, a qualidade de vida das populações destes território”, afirmou Carlos Silva, presidente do conselho de administração da AdIN.

Segundo o responsável que falava na sessão de consignação da empreitada, após a conclusão da obra o concelho de Vila Real ficará com “mais de 85% de taxa de cobertura de saneamento básico”.

A maioria dos sistemas integrantes da empresa intermunicipal têm já taxas de cobertura de saneamento básico acima da média nacional, que é de 84%.

“É muito difícil em localidades isoladas, casas isoladas, em zonas muito distantes chegar lá com redes, mas nós estamos a trabalhar para encontrar alternativas para apresentarmos soluções mais vantajosas para os detentores dessas propriedades”, salientou Carlos Silva.

O presidente da câmara de Vila Real, Rui Santos, apontou o investimento concretizado a nível do saneamento básico, desde 2014, e que “de forma paulatina” está a trazer o município “para o século XXI”.

“Os nossos territórios, de forma generalizada, vão, a cada dia que passa, vendo o saneamento a aproximar-se”, frisou.

As obras hoje consignadas vão abranger aldeias dos dois concelhos: Abaças, Fonteita, Tuizendes e Meneses, Paradela da Ribeira e Barreiro.

Carlos Silva referiu que o projeto potencia os equipamentos já existentes em cada um dos municípios, uma sinergia que disse que “só é possível” porque foi constituída a AdIN.

Por exemplo, o destino final do saneamento das aldeias de Meneses e Tuizendes (Vila Real) será a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Fornelos (Santa Marta de Penaguião).

O concurso público para a execução destas intervenções foi ganho pela empresa Monteiro & Irmão e o prazo de execução da obra é de um ano.

Devido ao “grande volume” de investimentos que a AdIN lançou ou está a preparar, Carlos Silva mostrou-se preocupado com os concursos públicos, lembrando que uma das empreitadas ficou deserta.

“Estamos num processo complexo do ponto de vista económico com este problema da pandemia e estamos com um volume de investimentos elevado porque estamos a fechar quadros comunitários de apoio. Quando lançamos as empreitadas temos sempre um pouco o coração nas mãos, de saber se temos empresas com capacidade para nos ajudarem a fazer estes investimentos”, frisou.

A AdIN iniciou a sua atividade em janeiro de 2020 e é a entidade gestora dos serviços de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real, num total de mais de 100 mil habitantes, tendo nascido no seio da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro.



PARTILHAR:

Vila Real planta 5.000 árvores e reabilita área afetada pelos incêndios

Prisão preventiva para mulher de 30 anos traficante de droga