A Câmara de Vila Real apresentou hoje cinco percursos pedestres, que levam à descoberta do concelho num total de 32 quilómetros, divulgando o património arquitectónico e sensibilizando a população para a preservação do meio ambiente.

Com passagem pelo Santuário de Panóias, o Fojo do Lobo, as Minas de Vila Cova, igrejas, espigueiros, cortes de gado ou casas tradicionais em granito, os percursos pretendem, segundo o vice-presidente da autarquia, Domingos Madeira Pinto, «valorizar» o património de Vila Real.

O autarca referiu que o projecto «visa dotar o concelho de um conjunto de infra-estruturas públicas de apoio ao turismo na natureza, proporcionando aos turistas, visitantes e população local o usufruto equilibrado do seu património ambiental e paisagístico».

«O objectivo é levar os turistas e a população da cidade de Vila Real aos meios rurais do concelho», acrescentou.

Madeira Pinto referiu que as juntas de freguesia por onde passam os percursos vão disponibilizar os roteiros e mapas.

Os percursos definidos neste projecto, que contou com um investimento de 25 mil euros financiados em 60% pelo programa Leader, têm uma extensão variável entre os três e os 12 quilómetros.

Foram colocadas ao longo dos percursos 50 placas de sinalização.

O circuito das «Três Aldeias» engloba a passagem pelas aldeias de Vila Meã, Linhares e Águas Santas, marcadamente rurais e com uma arquitectura tradicional, onde podem ser observados os espigueiros, as eiras, cortes de gado e algumas espécies da fauna como a águia-de-asa-redonda ou o lagarto dŽágua.

Com passagem pelo santuário pré-histórico de Panóias, o circuito de «Constantim» leva ainda os visitantes às igrejas matrizes de Constantim e de Assento, atravessando uma mancha de pinhal que acolhe várias espécies de aves de rapina.

O circuito do «Carvalhal» é marcado pela vegetação «exuberante» onde podem ser observados carvalhos e castanheiros, amieiros e onde vivem espécies como o gato-bravo, o javali, a coruja-do-mato e uma imensidão de borboletas.

As instalações abandonadas das minas de Vila Cova, as cristas de quartzito, casas tradicionais em granito ou a sepultura antropomórfica são alguns dos pontos que podem ser observados no circuito do «Mineiro».

Por fim, em Samardã, onde a paisagem é caracteristicamente de montanha e dominam os matos de altitude, pode ser visitado o Fojo do Lobo num circuito dedicado essencialmente à fauna local.



PARTILHAR:

Caloira praxada ganha batalha

Pedras Salgadas assaltadas