Aos 85 e 91 anos, Maria José e Manuel Xavier tomam ainda conta dos filhos, já com 52 e 56 anos, na pequena aldeia de Fonteita, Vila Real. Os idosos não se queixam da tarefa, mas a casa onde residem não tem sequer saneamento básico.

Dimas, de 52 anos, sofre de deficiência motora e psíquica, e Julieta, de 56, sofreu um acidente quando era jovem, que a deixou também com um atraso mental. A família conta com o apoio do Centro Social de Andrães, que lhe presta serviço domiciliário ao nível das refeições e cuidados básicos de saúde. Apesar da idade avançada dos filhos, o trato nesta habitação é peculiar.

\"Eles ainda são os meus meninos\", confessou Maria José ao Correio da Manhã. \"Quando os levamos ao médico, começam a chorar porque julgam que os estão a tirar de casa\", acrescentou.

Contudo, esta família ainda não tem casa de banho e a água na residência confina-se a uma torneira no quintal. \"Tomamos banho nu-ma bacia e temos de fazer as necessidades no terreno. Tenho de aquecer a água no fogão para dar banho aos meus filhos\", descreveu a octogenária. \"Gostávamos de ter uma casa de banho e água dentro de casa, mas não temos dinheiro\", lamentou. \"Enquanto tiver um pouco de saúde, os meus meninos ficarão aqui\", finalizou a mulher.



PARTILHAR:

O Emigrante/Mundo Português organiza Encontro de Luso-descendentes

350 coelhos bravos