O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) - Marão e Douro Norte assinaram um protocolo de colaboração na área dos cuidados paliativos, foi hoje anunciado.

O protocolo visa a realização de trabalho multidisciplinar entre as instituições na atividade assistencial, formativa e de investigação na área dos cuidados paliativos.

Esta iniciativa surge do reconhecimento da necessidade da prestação de cuidados diferenciados em Cuidados Paliativos, na região de Trás-os-Montes, de uma forma integrada, organizada e transversal, independentemente do local onde o doente se encontre, hospital ou domicílio.

Com uma frequência mensal, as equipas reúnem com o intuito de conferenciar casos clínicos, partilhar tomadas de decisão e elaborar o Plano Individual de Cuidados (PIC) dos doentes referenciados. Com o nome de Grupo Paliativo, estas reuniões servem também para a referenciação de doentes pela equipa hospitalar para seguimento domiciliário e, da mesma forma, quando a condição clínica o justifique, o inverso.

A responsável do Serviço de Medicina Paliativa do CHTMAD, Anabela Morais, explicou que o objetivo é “responder às necessidades multidimensionais dos doentes do foro paliativo” de forma a “diminuir assimetrias geográficas, sociais e económicas”.

Para o diretor executivo do ACES Douro Norte, Gabriel Martins, este protocolo “permite uma cooperação tridimensional, na prestação de cuidados através dos processos de referenciação, na formação nas vertentes hospitalar e comunitária, e na componente de investigação e tratamento de dados”.

Lusa com DTM



PARTILHAR:

Mogadouro e Groslay reforçam intercâmbio comercial, empresarial e cultural

Câmara anunciou a criação de um centro de recolha oficial de animais