O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) anunciou hoje que implementou novas consultas de doenças autoimunes, nas unidades de Lamego e Chaves, e consultas do viajante e de patologia endócrina da grávida, em Vila Real.

O CHTMAD tem sede social no hospital de Vila Real e integra ainda as unidades hospitalares de Lamego, Chaves e Peso da Régua, esta última fechada há vários meses.

Numa altura em que o centro hospitalar tem sido notícia pela falta de médicos em algumas especialidades, como anestesiologia ou urologia, um problema que já se arrasta há vários meses, a administração anunciou a implementação de três novas consultas de áreas distintas.

Segundo explicou o centro hospitalar, em comunicado, a criação da consulta do viajante na unidade de Vila Real permite que os viajantes sejam aconselhados na sua área de residência, evitando a sua deslocação ao Porto.

Esta consulta do viajante destina-se, entre outros, a garantir o melhor aconselhamento ao viajante no que diz respeito a risco de exposição a certas doenças, sua profilaxia e tratamento.

Por sua vez, a consulta da patologia endócrina da grávida é uma consulta multidisciplinar que envolve médicos de Medicina Interna e Endocrinologia, realizada apenas no hospital de Vila Real.

Esta consulta destina-se a grávidas e mulheres em estado preconceção com doenças endócrinas e recebe doentes da área de referenciação do CHTMAD e da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), no distrito de Bragança.

Desde o mês de setembro que a consulta especializada em doenças autoimunes, já existente Vila Real, foi implementada, uma vez por semana, na unidade hospitalar de Lamego, evitando desta forma que os utentes se desloquem a Vila Real.

No hospital vai também ter início a mesma consulta, semanalmente, durante o mês de dezembro.
Lusa



PARTILHAR:

Celebração do Centenário do Museu do Abade de Baçal em clima de festa

Futuro dos oceanos reúne 140 especialistas internacionais na UTAD