A família de um septuagenário de Vila Real que morreu dias após ter sido atendido na urgência do hospital local acusa a unidade de negligência médica, prática rejeitada pela direcção clínica que, no entanto, vai investigar o incidente.

Fonte hospitalar disse hoje que o Hospital de Vila Real abriu um inquérito de averiguações às circunstâncias da morte do septuagenário, mas nega as acusações de negligência médica feita pelos familiares.

José Carvalho Monteiro, de 76 anos e residente em Agarez, morreu sábado na unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, após uma paragem cárdio respiratória.

Os familiares do septuagenário acusam o hospital de negligência médica, pois dois dias antes o idoso já tinha estado na urgência com queixas de fortes dores de barrigas e vómitos, tendo sido mandado para casa depois de atendido por um médico.

A filha da vítima, Engrácia Monteiro, diz que o pai continuou a sentir-se mal, pelo que regressou às urgências na sexta-feira, onde deu entrada às 20:00, acabando por falecer às 22:20 do dia seguinte.

Engrácia Monteiro fala em «demora no atendimento» e «negligência médica».

Fonte da direcção clínica do hospital de Vila Real disse à Lusa que já foi aberto um auto de averiguações e adiantou que, numa primeira análise, «foram feitos os procedimentos normais», rejeitando qualquer acusação de negligência.

Segundo a fonte, o septuagenário «foi atendido com rapidez e passou por três médicos de diferentes especialidades, encontrando-se em observação quando faleceu após uma paragem cárdio respiratória».

O hospital refere ainda que, quando foi pela primeira vez à urgência, o idoso foi «devidamente» visto por um médico, que mandou efectuar análises e o medicou, tendo-lhe dado alta com indicação para ir ver o médico de família.

A direcção clínica aguarda agora os resultados do auto de averiguação para agir em conformidade.

O funeral do idoso realiza-se hoje.



PARTILHAR:

Negociações continuam

«Desastroso» o novo traçado