O presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, considera «desastroso» o novo traçado proposto para a ligação daquela vila ao futuro Itinerário Principal 2 (IP2), cujo prazo de consulta pública do estudo de avaliação de Impacte Ambiental termina hoje.

O troço Junqueira/Pocinho propõe o abandono da via existente actualmente e por onde se faz a circulação automóvel, classificada já como IP2, ao contrário do que desejava a Autarquia que defende a sua manutenção e remodelação. Um dos argumentos apresentados pelo EIA para o abandono da via actual prende-se com o facto de se tratar de uma zona com leito de cheia milenar, \"e que pode acontecer meia dúzia de dias em 100 anos\", referiu o autarca. As antigas EN325 (Ponte do Sabor - Torre de Moncorvo) e a EN220 (Pocinho - Torre de Moncorvo) poderão ser \"uma solução de emergência satisfatória para a frequência com que poderá ser necessária\", defende o edil.

No contraparecer emitido pela Câmara Municipal, é defendida a manutenção da actual estrada que liga o Pocinho à Ponte do Sabor.

O troço proposto pelo Governo é dividido em três subtroços Junqueira-Ponte do Sabor, com o qual o autarca concorda; Ponte do Sabor - nó de acesso a Torre de Moncorvo; Nó de acesso a Torre de Moncorvo - Pocinho. São precisamente estes dois últimos que desagradam ao Executivo Municipal eleito pelo PS.

O traçado encarece \"brutalmente o investimento com 11 novos quilómetros, questão que foi levantada em 2004 quando o traçado há muito estava definido\", reforça Aires Ferreira. As queixas estendem-se ainda ao facto de o novo troço ter inconvenientes de impacto visual, \"constituindo uma ferida aberta na paisagem do Douro Vinhateiro e prejudicando seriamente investimentos vitivinícolas já realizados\".

A Câmara é ainda favorável à manutenção da travessia do Douro no Pocinho, considerando negativa a hipótese de travessia antecipada, numa zona de maior largura deste.

O edil reclama a construção urgente da nova Ponte do Sabor, por a actual não satisfazer as necessidades de tráfego e vir a ficar submersa com o contra-embalse incluído no projecto da Barragem do Baixo Sabor.



PARTILHAR:

Hospital abriu um inquérito

Até eles se vão embora