Cândida Carvalho dedica-se à confecção deste produto tradicional há cerca de 11 anos

Trabalhar a amêndoa, desde a partidela até ficar coberta de açúcar, não é tarefa fácil, mas Cândida Carvalho dedica-se a esta actividade tradicional de Torre de Moncorvo há mais de 11 anos.

Confeccionadas de forma artesanal, as amêndoas cobertas já ganharam fama, não só a nível nacional, mas também no mercado internacional. Por isso, os turistas que visitam a Feira de Artesanato da vila não partem sem levar esta doçaria típica da terra do Ferro.

“Os forasteiros que por aqui passam procuram muito este produto, porque estas amêndoas são muito boas”, realça a cobrideira de Torre de Moncorvo.
Cândida Carvalho conta que decidiu pôr mãos à obra para superar a situação de desemprego em que se encontrava, ao mesmo tempo que contribui para a preservação desta tradição.
“Não aprendi com ninguém. Comecei a fazer, saí-me bem e, a partir daí, continuei com esta actividade”, conta a artesã.

Apesar de ser um trabalho árduo, esta habitante de Moncorvo afirma que é uma actividade rentável, uma vez que este produto, confeccionado por mulheres, tem muita procura no mercado.
No entanto, não deixa de salientar que passar horas e horas de dedais enfiados nos dedos, encostada a um recipiente de cobre aquecido por uma braseira é muito cansativo e, até, penoso.

Cobrideira de amêndoa trabalha ao vivo em feiras de artesanato de Norte a Sul do País

Após a partidela da amêndoa, Cândida explica que é preciso pelá-la e torrá-la. Trata-se de um processo moroso, uma vez que, depois, o fruto dá uma série de voltas no recipiente de cobre até ficar pronto.
“Para que as amêndoas agarrem o açúcar é preciso mais de um mês. Quanto mais açúcar tiverem por fora, mais tempo demoram a confeccionar”, afirma a artesã.
Os gostos dos clientes, contudo, também são tidos em contra por Cândida, que realça que as pessoas, actualmente, preferem as amêndoas menos adocicadas e com menos calorias.

Quanto ao segredo para fazer amêndoas cobertas, a artesã afirma que é preciso ter muita perícia, uma vez que o fruto seco é mexido e remexido na bacia de cobre, que tem que estar em cima de uma fonte de calor.
Outro dos truques para que as amêndoas fiquem deliciosas são os ingredientes utilizados, uma vez que o açúcar tem que atingir um ponto especial.
Durante a XXI edição da Feira de Artesanato da terra, Cândida Carvalho contou que o seu produto é divulgado, apenas, nos certames onde participa.
“Já participei numa série de feiras em todo o País, onde opto por trabalhar ao vivo, o que desperta mais a atenção das pessoas”, conclui a cobrideira de amêndoa.



SHARE:

A arte das solas e cabedais

Dupla de artesãs de Bragança lamenta que tradição das Cantarinhas de Pinela se esteja a perder