O primeiro-ministro, José Sócrates, classificou o projecto de requalificação dos parques das Pedras Salgadas e Vidago como um passo importante para consagrar a região do Douro como uma nova área turística importante do país.

Falando no sábado em Vidago, Chaves, no decorrer de uma apresentação do projecto Aquanattur, promovido pela Unicer e que representa um investimento de 47,9 milhões de euros na modernização industrial e requalificação dos parques das Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar) e Vidago (Chaves).
O primeiro-ministro assegurou ainda que a ambição do Governo «é constituir uma nova área turística no Douro».

A aposta da Unicer em Vidago e Pedras Salgadas «é muito importante como projecto âncora para desenvolver essa nova área turística que se pretende que seja o Douro», disse.

Para José Sócrates, o Aquanattur é importante, uma vez que «não se trata de uma aposta num projecto numa zona turística consolidada, mas no Douro e em Trás-os-Montes».

Desenvolvido sob a coordenação de Siza Vieira, o projecto Aquanattur contempla a reconversão dos dois parques - que distam entre si nove quilómetros - através da dinamização de duas marcas do grupo Unicer (Pedras e Vidago), dotando-os de infra-estruturas turísticas e lúdico-termais.

A Unicer Turismo estima que o projecto crie 110 novos postos de trabalho e mantenha 220 empregos na região.

O ministro da Economia, Manuel Pinho, procedeu à plantação da primeira árvore, um teixo, uma iniciativa que simbolicamente marcou o arranque do projecto.

Manuel Pinho referiu ainda que nas últimas duas semanas foram apresenta dos em Portugal três novos projectos que representam um investimento de cerca de 600 milhões de euros e nos quais se inclui o Aquanattur, o que, em sua opinião, representa uma «recuperação muito clara do investimento» em Portugal.

Durante a manhã, o primeiro-ministro conjuntamente com o ministro das Obras Públicas inauguraram 35 quilómetros da Auto-Estrada 24, entre a fronteira e m Chaves e as Pedras Salgadas, via que vai servir de alternativa à Estrada Nacional 2, que regista um dos maiores índices de sinistralidade do distrito de Vila Real.

Ainda em Chaves, os dois governantes inauguraram o Parque Empresarial, um investimento total de 15 milhões de euros e integra uma zona industrial, um mercado abastecedor, uma plataforma logística e um edifício para a Iniciativa de Dinamização Empresarial. Directa e indirectamente, quando estiver em pleno funcionamento, espera -se que o investimento possa gerar cerca de mil postos de trabalho.

A Plataforma Logística Internacional do Vale do Tâmega está incluída na rede nacional constituída por 11 plataformas logísticas e é a primeira a ter a obra concluída. Esta plataforma é de iniciativa e investimento da autarquia e teve um custo de quatro milhões de euros, comparticipados em 75% pelo programa Interreg III A.



PARTILHAR:

Festival de música de Carviçais

Para recordar as tradições do transporte do cereal e da malha na eira