A Brigada Territorial 4 da GNR comemorou em Vila Real os seus 92 anos de existência, contando os festejos com a presença do secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna, Luís Pais de Sousa.

A Rua de Santa Iria foi palco da realização do desfile da parada militar, composta por oito pelotões. Os vila-realenses tiveram oportunidade de ver desfilar a Banda Marcial da GNR, o pelotão ciclo, motos, jeeps, viaturas de patrulhamento urbano, a Brigada de Trânsito, a secção cinotécnica e um esquadrão a cavalo.

O comandante da brigada aniversariante, António Figueiredo, focou no seu discurso \"a necessidade da GNR continuar a apostar na prevenção\". \"Estando consciente da complexidade e diversidade das missões que nos estão acometidas, quer seja no âmbito policial, da segurança e ordem pública, quer no âmbito da fiscalização, de apoio e de socorro, ou ainda no âmbito da investigação criminal e da protecção da natureza e do ambiente, exorto-vos ao cabal cumprimento dessas missões com total dedicação e profissionalismo, bom senso e humanismo, não esquecendo que o objectivo prioritário é a prevenção\", frisou o comandante.

No entanto, o Major General aconselhou também os militares a \"aproximarem-se mais das populações e instituições, através de uma participação activa na discussão e procura de soluções para os problemas da comunidade, partilha de informações e preocupações sociais, apoio e acompanhamento dos grupos caracteristicamente mais indefesos e de risco, envolvendo diversas instituições, quer sejam de assistência social, grupos de moradores, igrejas, municípios ou outras entidades votadas à causa da segurança e protecção das populações, exercendo assim um verdadeiro e eficaz policiamento de proximidade\".

O comandante geral da GNR, Rui Tomás, fez ainda questão de focar a situação dos elementos da Brigada de Trânsito detidos em Albufeira por suspeitas de corrupção, sublinhando que \"os prevaricadores serão punidos\", para que a imagem da GNR \"não seja prejudicada\".



PARTILHAR:

Apesar de ter verba suficiente

O espectáculo do costume