Os empresários do sector do vinho do Douro querem aumentar as exportações para Angola, onde a venda de vinhos desta região demarcada aumentou 79 por cento, entre 2006 e 2007.

Uma delegação de empresários da Região Demarcada do Douro, acompanhada pelo vice-presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) António Graça e pelo Governador Civil de Vila Real, António Martinho, visitaram entre 23 e 30 de Maio, Luanda e Saurimo, na Província de Lunda Sul e a cerca de 1.100 quilómetros da capital angolana.

\"A viajem superou todas a expectativas\", afirmou hoje António Martinho, no decorrer de uma conferência de imprensa que serviu para fazer o balanço da viajem.

Com esperanças em aumentar as exportações para Angola, regressaram os representantes das adegas de Santa Marta de Penaguião, de Vila Real e de Favaios.

Segundo António Graça, em 2007, foram vendidas para Angola 542.700 litros de vinhos do Douro, que representam cerca de 1,6 milhões de euros, e um aumento de 79.1 por cento de vendas comparativamente com 2006.

Foram vendidas para aquele país 57 mil caixas, de nove litros, de vinhos de qualidade produzidos na Região do Douro (VQPRD), três mil caixas de vinho regional duriense e 300 caixas de moscatel, onde está incluído o Favaios.

O responsável acrescentou a forte aposta do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto em termos de promoção naquele país africano e salientou que se perspectiva um \"grande aumento\" de vendas de vinho naquele país para os próximos anos.

No entanto, para o efeito, António Martinho diz que é necessário desalfandegar os produtos no porto de Luanda, uma situação que considera ser um entrave à venda de produtos para Angola.

António Martinho salientou que a viagem teve como objectivo aprofundar os \"laços de amizade e cooperação\" entre o Distrito de Vila Real e a Província de Lunda Sul, nomeadamente Saurimo localidade geminada com Alijó.

Segundo um estudo promovido pela Nervir - Associação Empresarial de Vila Real, os principais produtos de exportação da região de Vila Real são os vinhos, extracção mineral e rochas ornamentais.

António Martinho referiu que foram precisamente estes os sectores escolhidos para levar a Angola, sendo que os empresários do granito preferem ir à Feira Internacional de Luanda, que decorre entre 15 e 20 de Junho.

A presença na Feira de Luanda contará com o apoio da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Filipe Pereira, director comercial da Adega Cooperativa de Favaios, mostrou-se surpreendido por ter ido encontrar o moscatel Favaios num bar de Saurimo e considerou que existem boas expectativas de aumentar as vendas para aquele país, que considerou ser \"um mercado emergente\".

Adiantou ainda que Favaios vai participar na prova da ViniPortugal que decorrerá em breve em Angola, bem como na Feira Internacional de Luanda.



PARTILHAR:

Maior competição de vinhos do Mundo

Nota negativa ao Parque Natural