A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta dá nota negativa ao Parque Natural do Douro Internacional, criado, por decreto, há uma década. A autarquia está em sintonia com os outros três municípios que integram o projecto

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) abrange área fronteiriça do rio Douro, numa área de 85150 hectares e engloba os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

Uma das justificações dadas pelo Governo, então chefiado por António Guterres, para criar o PNDI foi a \"avifauna selvagem\" . Um dos objectivos para classificar aquela área em parque natural era \"a adaptação de medidas que permitissem a valorização das suas carateristicas mais relevantes, dos pontos de vista natural, paisagístico, sócio-económico e cultural\"

Na opinião dos presidentes de Câmara dos quatro concelhos abrangidos, o PNDI \"não trouxe mais valias,\" tornam-se em muitos casos num \"empecilho\" para o desenvolvimento local. \" Quando o parque foi instituído foram criadas grandes expectativas para a região, no entanto, as mesma foram goradas, a área protegida não trouxe nada de novo para o desenvolvimento local\" diz Manuel Rodrigo, autarca de Miranda do Douro.

Rodrigo lembra que há uma portaria que define que em matéria de candidaturas a fundos estruturais, os concelhos abrangidos por áreas protegidas têm prioridade face a concelhos limítrofes, \"mas nada aconteceu\". Actualmente, diz, \"só me lembro do PNDI quando tenho de assinar algum documento para o parque nos autorizar a fazer obras ou alterações naquela área,\" desabafa o edil.

Morais Machado, presidente da Câmara de Mogadouro, afina pelo mesmo diapasão. \" Tirando duas obras feitas no concelho, não vejo nada de relevante. Todos os objectivos que levaram a criação do parque não foram cumpridos, o que faz com que a população se alheie da existência do PNDI. Ou se muda a doutrina ou não antevejo futuro para a área protegida\", sublinhou.



PARTILHAR:

Forte aposta dos Vinhos

Nascer no concelho vale 4800 euros