O anúncio foi feito pelo Presidente da Autarquia Nuno Ferreira, durante o XXVII Passeio Pedestre Alpajares, que se realizou no passado fim de semana e contou com cerca de quatro centenas de pessoas de vários pontos do país e Espanha. Um evento anual organizado pela Autarquia e pela Junta de Freguesia de Poiares, com o objetivo de promover a prática de exercício físico e o património paisagístico da região.

Foi ao som do Gaiteiros de Urrós (Os Roleses) que cerca de 400 pessoas iniciaram o tradicional Passeio Pedestre de Alpajares.  Este evento que se realiza anualmente pretende promover a prática da atividade física, conforme afirma Nuno Ferreira, Presidente do Município de Freixo de Espada-à-Cinta, “este evento promove três aspetos fundamentais, a promoção da atividade física, mostrar o interior (mais do que falar é praticar a interior) e a nossa identidade está bem patente nesta Calçada quer com a cultura e o turismo”.

De edição para edição a lista de inscritos tem vindo a aumentar consideravelmente, sendo este um dos trilhos mais procurados da região norte, para a pratica de “hiking”, “só pela paisagem, a Calçada de Alpajares é única, não é uma caminhada do concelho, nem do distrito nem da região, é uma caminhada a nível nacional que se localiza no coração do Douro Superior, esta Calçada tem uma particularidade, cada vez mais as pessoas se associam, quer pela beleza quer pela amizade, que não se compra, conquista-se ao longo do tempo”.

O Executivo está a trabalhar no sentido de inserir parte da Calçada de Alpajares na rota dos Caminhos de Santiago, "iremos a Santiago de Compostela apresentar o projeto e, depois de aprovado, será um atrativo para o Concelho. Também iremos desafiar os Concelhos vizinhos (Figueira Castelo Rodrigo e Mogadouro) a fazer parte desta rota, porque a forma como vemos o Concelho não é sozinhos, é como um todo é como um território, estamos a trabalhar para o território e não individualmente”.

Com uma organização rigorosa e pensada em todos os participantes (dos 8 aos 80 anos), alguns com mais preparação física do que outros, durante o percurso estiveram equipas de apoio, que prestam os cuidados necessários, para que cada participante concretize o percurso com as melhores condições possíveis. A acompanhar o percurso, marcaram também presença dois burros (Atenor e Nani) da AEPGA (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino) de Miranda do Douro, que foram a grande atração para os mais novos, onde puderam fazer o percurso montados nos burros. No final da caminhada foi serviço o tradicional almoço, um momento de convívio e partilha de experiências entre os participantes.

Calçada de Alpajares

É na freguesia de Poiares no Concelho de Freixo de Espada-à-Cinta, que se localiza a Calçada de Alpajares, também conhecida por Calçada do Mouros ou Calçada do Diabo. Para percorrer o “mítico” trilho circular, o tempo médio é de 3h, com dificuldade média que se estende por 14km. Serpenteando as encostas das serras do Douro Superior, com paisagens únicas a pouca intervenção humana, a fauna e a flora muito características desta região, tem sido alguns pontos de interesse para os praticantes de caminhadas.

Antes de iniciar o trilho, cada visitante pode visitar o centro interpretativo da Calçada de Alpajares, que está localizado na antiga Escola do 1º ciclo de Poiares.

Reportagem: Bruno Taveira



Galeria de Fotos

SHARE:

Baixo Sabor tem no balonismo um novo atrativo para promover o território

Mundial de Ralicrosse atrai público de todas as idades à ‘singular’ pista barrosã