O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, vai recandidatar-se a um segundo mandato nas eleições autárquicas deste ano, anunciou hoje a concelhia local do PS, que aprovou o nome por unanimidade.

“Esta aprovação por unanimidade para uma recandidatura à Câmara de Freixo de Espada à Cinta é o reconhecimento de todo o trabalho que está a ser feito ao longo deste mandato nas mais diversas áreas”, disse Nuno Ferreira, que é também o presidente da Comissão Política do PS em Freixo de Espada à Cinta.

Nuno Ferreira disse que, caso seja eleito nas autárquicas que decorrerão entre setembro e outubro, o trabalho será de continuidade, “devido ao sucesso das apostas” do atual mandato.

Segundo o autarca, há eixos prioritários como a saúde financeira da autarquia, a educação, o turismo, a agricultura, a habitação social, o ensino e a reabilitação de vários edifícios, como o do Agrupamento de Escolas, quartel dos bombeiros, entre outros.

De acordo com Nuno Ferreira, há obras a concurso no valor de cinco a seis milhões de euros distribuídas por vários equipamentos como o Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro, que serão de cerca de 4,2 milhões de euros, e o quartel dos bombeiros, com um investimento previsto de 600 mil euros, entre outros.

Já na área da habitação, disse que está prevista a intervenção em 24 casas.

O autarca falou também da criação do Circuito Pedonal da Congida, que será executado por fases, com ligação a Espanha.

Ainda sobre outros investimentos públicos, o enfoque vai para a reabilitação urbana da vila de Freixo de Espada à Cinta, a que se junta uma intervenção no edifício dos Paços do Concelho, biblioteca municipal, auditório municipal e piscinas municipais, com uma dotação de um milhão de euros.

A aposta no turismo é para continuar, já que este é, para o socialista, um setor em crescendo neste concelho do Douro Superior, onde se atingiram as 24 mil dormidas em 2024, e um eixo estratégico, que retirou Freixo de Espada à Cinta “do marasmo”.

Já no campo da saúde, referiu que há vários projetos em curso como o alargamento do horário do centro de saúde local, bem como apoio em transporte aos doentes oncológicos e comparticipação nos medicamentos.

No campo da agricultura, a aposta passará pela reconversão dos caminhos rurais e a colocação de balança de pesagem em várias freguesias.

Na educação, pretende estimular o ensino profissional, uma realidade neste concelho que é frequentada por 80 alunos.

Além do candidato Nuno Ferreira (PS), é já conhecido Ivo Quintas, que avançará pelo PSD.

 O município de Freixo de Espada à Cinta elege cinco vereadores, sendo que atualmente é composto por três eleitos pelo PS e dois pelo PSD.

As eleições autárquicas deverão ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano.




PARTILHAR:

IGAS averigua encaminhamentos de suspeita de AVC para hospital sem TAC a funcionar

Mulher detida por tentar matar homem em Chaves