A companhia Filandorra - Teatro do Nordeste implementa, até sábado, um projeto que leva os espetáculos de marionetas às ruas dos bairros e centro histórico da cidade de Vila Real e homenageia a escritora Luísa Dacosta.

O projeto "Há... teatro de robertos por toda a freguesia" foi um dos vencedores do orçamento participativo 2017, da responsabilidade da freguesia de Vila Real.

A Filandorra disse hoje, em comunicado, que o projeto tem como objetivo "dinamizar escolas, bairros e centro histórico da cidade" e recordar a "tradição popular dos espetáculos de rua, preservando assim a memória e a tradição junto das comunidades".

Através desta iniciativa, a companhia quer "reviver as festas de outros tempos, em que os "robertos" (marionetas de madeira) e as suas barraquinhas eram a principal atração nas festas e romarias da cidade, e que a escritora Luísa Dacosta relembrou no livro 'Robertices', obra que integra o Plano Nacional de Leitura.

O projeto teatral é dirigido a crianças e adultos.

A recriação do espetáculo dos "robertos" é feita nas ruas e o público tem que se sentar "à moda antiga", no chão.

O projeto arrancou na quarta-feira, no bairro dos Ferreiros, com a apresentação de "Robertices" para toda a comunidade escolar (alunos, encarregados de educação, educadores e professores) numa sessão aberta a toda a comunidade.

A Filandorra vai ainda percorrer os bairros Araucária, Almodena, Timpeira, Santa Maria, Flores e São Vicente de Paula.

A sessão de encerramento do projeto realiza-se no sábado, no largo do Pelourinho, no centro histórico, numa sessão que pretende ser de "encontro" e festa das famílias e turistas, que estejam de visita à cidade.



PARTILHAR:

Detidos na posse de 100 doses de heroína em Moncorvo

Câmara de Mirandela revela dívida superior em 6 milhões à registada