A edição 2021 do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN) decorre entre 15 e 21 de novembro, em Vila Real, e visa a preservação do património natural e sensibilizar a sociedade para a conservação da natureza.

O FIIN, que vai na quinta edição, é organizado pela Câmara de Vila Real e tem como objetivo sensibilizar para a preservação do património natural através do cinema, fotografia e desenho.

Envolve ainda, segundo referiu hoje o município em comunicado, “inúmeros parceiros”, que se associam ao evento “num esforço conjunto de divulgação e preservação do património natural e de sensibilização da sociedade para a conservação da natureza, catalisando o debate e a reflexão sobre temáticas com a biodiversidade e o ambiente”.

Nesta edição, o festival quer “cruzar gerações” e, para o efeito, criou uma sessão de curtas-metragens sobre biodiversidade dedicada às famílias – o FIIN’Famílias - que terá transmissão dia 21 de novembro, no Teatro de Vila Real.

Depois de um interregno por causa da covid-19, este ano regressam as exposições dos concursos de fotografia, desenho e juvenis e o festival de curtas-metragens.

Segundo a organização, os concursos têm como objetivo promover a temática do património natural biológico, como os ecossistemas, os ‘habitats’ e as espécies da fauna e flora selvagens.

No Teatro de Vila Real estará patente a exposição “Entre Serras - Uma visão sobre o Património Cultural”, do fotógrafo Luís Romba, que resulta de uma parceria com a associação Terra Maronesa.

A Gala FIIN’ALL para a entrega dos prémios também regressa, mas em formato digital.

Segundo a autarquia, nos últimos “quatro anos e com mais de 6.500 participantes, o FIIN vem afirmando Vila Real como o destino da biodiversidade”.

 



PARTILHAR:

Celmira Macedo, empreendedora social premiada em Espanha

Museu Abade de Baçal leva à Galiza desenhos de Almada Negreiros