Cooperativa Favaios quer exportar 20 a 25% das vendas a médio prazo, depois dos 10 por cento esperados em 2008 .

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Adega Cooperativa de Favaios, Mário Monteiro explicou hoje que, no ano passado, as vendas para o exterior representaram 5,4 por cento da facturação, que foi de 13,5 milhões de euros.

Com planos de expansão também para o mercado interno, uma das prioridades é que as exportações da Cooperativa de Favaios cheguem aos 10 por cento em 2008.

Esta expectativa de crescimento em mercados como Índia, China e Rússia justifica-se com a participação num grupo de nove adegas de outras regiões do país, como Oeste, Terras do Sado, Ribatejo, Douro, Dão e Vinhos Verdes que vão juntar esforços para promover os seus vinhos.

O programa de internacionalização, aprovado pela Comissão Europeia, prevê também, para os próximos três anos, a cobertura do Brasil, Canadá e EUA.

Mário Monteiro garante que a Adega Cooperativa de Favaios tem capacidade de produção para responder ao esperado aumento da procura, tanto externa, como no mercado interno, depois de ter concluído o plano de investimento de 7,5 milhões de euros nas suas instalações, principalmente nas linhas de engarrafamento.

Em Portugal, a adega apoia as suas expectativas de crescimento nos resultados esperados do contrato de distribuição firmado com a Prime Drinks, passando assim os seus vinhos a estar em todo o país.

Por isso, depois da facturação de 13,5 milhões de euros em 2007, mais 17,4 por cento que no ano anterior, a adega de Favaios deverá atingir vendas de 15 milhões de euros em 2008.



PARTILHAR:

Medicina na Periferia

Apresentação do projecto