A Associação de Estudantes do Instituto Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) levou a cabo nos passados dias 11, 12 e 13 de Abril, em Mesão Frio, uma acção de rastreio, fazendo parte de um programa desta associação de estudantes, a qual pretendeu levar um pouco daquilo que os seus estudantes aprender a terras que muitas das vezes têm dificuldades de acesso.

Esta acção contou com o apoio do Centro de Saúde de Mesão Frio e da Câmara Municipal de Mesão Frio.

A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) da Universidade do Porto, em parceria com o Centro de Saúde de Mesão Frio, e com enorme apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio realizou nos dias 11, 12 e 13 de Abril a actividade Medicina na Periferia.

Esta actividade, integrada numa campanha de rastreios que será realizada em seis localidades da região norte de Portugal, terá lugar em Mesão Frio onde estudantes de Medicina farão a medição dos seguintes parâmetros: Tensão Arterial, Glicemia, Colesterol, Índice de Massa Corporal e Perímetro Abdominal.

Este projecto foi arquitectado no sentido de servir dois propósitos: possibilitar aos alunos do curso de Medicina do ICBAS um contacto com a Medicina de Centro de Saúde e com a realidade dos cuidados de Saúde das regiões mais periféricas do norte do país, pondo em prática conhecimentos adquiridos e desenvolvendo capacidades de interacção com o doente e com a população em geral; desenvolver um trabalho cívico de Medicina de Prevenção junto da população nacional, qualidade que deveria ser apanágio de qualquer estudante da área da saúde preocupado com a sua comunidade e empenhado em melhorar a sociedade onde está inserido.

A iniciativa revelou-se um sucesso pois a adesão surpreendeu quer os estudantes de Medicina do ICBAS, quer a Câmara Municipal de Mesão Frio. No final, foi pedido às futuras médicas que um dia voltem a Mesão Frio, desta vez como Médicas, lembrando que o interior necessita e muito de pessoas que saibam cuidar da saúde dos seus cidadãos.



PARTILHAR:

Aeronorte nega «cartelização»

Favaios no mundo