A Escola Virtual de Trânsito de Vila Real entrou hoje em funcionamento e dispõe de simuladores para ir às escolas ensinar as regras de condução aos mais jovens, anunciou o município.

O vice-presidente da Câmara de Vila Real, Alexandre Favaios, afirmou que o equipamento virtual permite a utilização durante todo o ano da Escola Fixa de Trânsito, que possui uma pista ao ar livre e, consequentemente, com uso condicionado no período invernal.

Mas pode também, acrescentou, ser transportado e utilizado nos próprios estabelecimentos de ensino.

O objetivo é, segundo o autarca, a “prevenção rodoviária”.

Alexandre Favaios referiu que o investimento neste equipamento virtual rondou os 21 mil euros.

A escola virtual é composta por um monitor de grande dimensão e cinco óculos de realidade virtual, simulando a pista existente no espaço exterior e onde crianças, jovens e também adultos podem adquirir conhecimentos sobre regras e procedimentos, bem como a adoção de comportamentos seguro no e com o trânsito.

Ali, os participantes podem simular que andam de quadriciclos, bicicletas, trotinetes ou até a pé e, ao longo da pista, vão-se deparando com diversos sinais de trânsito, semáforos ou passadeiras.

Alexandre Favaios explicou que, na escola fixa, se aposta nas componentes teórica e prática e que são disponibilizados dois programas, um educativo direcionado para as escolas de toda a região e outro dirigido às famílias, estando aberto aos fins de semana.

Inaugurada em 2005, a escola fixa recebeu cerca de cinco mil utentes em 2022.



PARTILHAR:

Vila Pouca de Aguiar aprova moção em defesa da reposição da ponte pedonal no Tâmega

Hospital de Trás-os-Montes usa nova técnica para tratar aneurisma da aorta abdominal