O deputado social-democrata Ricardo Martins pediu esclarecimentos à ministra da Saúde sobre a «inoperacionalidade» das viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) do distrito de Vila Real, devido «à falta de médicos».

O deputado, através de um requerimento entregue na Assembleia da República, quer saber como pensa o Ministério da Saúde \"colmatar esta deficiência\".

Em cerca de meio ano, este é já o segundo pedido de esclarecimentos feito pelo PSD ao Governo por causa da \"inoperacionalidade\" das VMER de Chaves e Vila Real. Ricardo Martins referiu que na semana passada, a VMER voltou a ser notícia, designadamente em Chaves, porque, segundo noticiou o JN, na sequência de um \"acidente frontal que provocou um morto, a viatura foi accionada mas não chegou a sair porque não havia equipa médica disponível\".

Em Setembro de 2008, a administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro admitiu que a VMER de Chaves era obrigada a parar devido à falta de médicos. Segundo disse na altura, a taxa de cobertura da VMER de Chaves é, por norma, de 90%.

A Lusa tentou obter mais esclarecimentos da administração, o que não foi possível. Ricardo Martins não entende por que razão, estando o distrito de Vila Real \"identificado como carenciado de pessoal especializado no socorro e emergência pré-hospiatalar, não viu destacados médicos estrangeiros contratados para reforçar o funcionamento do INEM\".

O deputado quer ainda saber quantos dias estiveram paradas as VMER de Vila Real e Chaves em 2007, 2008 e nos primeiros três meses de 2009 e quais os motivos.



PARTILHAR:

«Conduta negligente»

Casal cai em ravina