O encontro literário Entre quem lê, que decorre de 18 a 26 de setembro, em Vila Real, vai reunir 30 autores em 53 atividades, reforçando este ano a componente internacional e o serviço educativo, foi hoje anunciado.

“São apresentadas 53 atividades em nove dias. Convidámos 30 autores - nas áreas da ficção, da poesia, do ensaio e da banda desenhada - e 15 moderadores, entre personalidades locais ligadas sobretudo ao ensino e nomes cimeiros nacionais ligados à divulgação literária em jornais, rádio ou televisão ou nas plataformas digitais”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios.

Naquela que é a sua terceira edição, o Entre quem lê aposta num reforço da sua “faceta ibérica com a participação da escritora galega María Canosa, nas conversas Nortear, em parceria com a CCDR Norte, e do escritor Jesús Ortega, coordenador de Granada Cidade Criativa da Literatura pela UNESCO”, acrescentou o autarca, adiantando que o orçamento para este ano é de cerca de 45 mil euros.

A nível nacional, o programa inclui autores de ficção, poesia, ensaio e banda desenhada, entre os quais Rui Zink, Rui Cardoso Martins, José Gardeazabal, Inês Bernardo, Rui Lage, Rui Reininho, Marcos Neves, Ricardo Alexandre, Jorge Pinto e Luís Paixão Martins.

Entre os moderadores estarão Carlos Vaz Marques, Luís Caetano e Vítor Belanciano, a par de personalidades locais ligadas sobretudo ao ensino, indicou o chefe de divisão da Cultura da autarquia, Rui Araújo.

Este encontro pretende “aproximar leitores e escritores de diferentes países e contribuir para que os livros sejam lugares de encontro entre culturas, línguas e identidades”, afirma o texto de apresentação do encontro.

O programa inclui conversas com autores, apresentações de livros, recitais, leituras, oficinas e atividades dirigidas ao público infantojuvenil.

Do total de 20 atividades do serviço educativo, cinco realizam-se nas escolas e incluem leituras e conversas com escritores, afirmou Mara Minhava, vereadora da Cultura, destacando as atividades formativas que se realizam em paralelo, nomeadamente um curso breve de escrita criativa com Rui Zink, uma oficina sobre “Lugares de leitura”, destinada sobretudo a professores e bibliotecários, e uma oficina de ilustração a partir da figura de Saramago, com a artista Rachel Caiano.

Para o público familiar está previsto o “Piquenique dos livros”, com Paula Cusati, nos jardins da Vila Velha.

“Umas palavras para os seis recitais que terão lugar este ano, dois deles nas escolas, que incluem leituras de textos da escritora brasileira Guiomar de Grammont, de António Lobo Antunes e de vários poetas, sendo que dois destes recitais são musicados e um terceiro é um misto de recital e concerto de rap, com vista ao envolvimento de novas gerações”, sublinhou a vereadora.

As propostas de recitais incluem “Ler devia ser proibido”, com Paulo Araújo e Manuel Guimarães, “Canções para poetas”, com André Gago e Victor Zamora, leituras de textos de António Lobo Antunes por José Anjos e Sofia Bodas de Carvalho, e uma atuação do duo de rap Redoma.

O encontro terá ainda uma extensão em outubro, com a segunda edição do ‘Poetry Slam’ Vila Real, organizada em parceria com a associação Cultura Adentro.

Promovido pelo Município de Vila Real, o Entre quem lê decorre nos claustros do Palácio do Conde de Amarante e inclui uma Feira do Livro, realizada em parceria com as livrarias da cidade.



PARTILHAR:

Estrada Bragança-Puebla de Sanabria com financiamento mas só para o ano - autarca